Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã descarta mais dois casos suspeitos de coronavírus

img_30147_foto_1.jpg

Mais dois casos suspeitos de coronavírus foram descartados pela prefeitura de Camaquã. Com a informação, o município segue livre da doença.

Na entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (24), o prefeito Ivo Ferreira, o secretário da Saúde, Luciano Dias, e o procurador-chefe do município, Fabiano Ribeiro, falaram sobre a atuação do executivo na prevenção e combate ao coronavírus. O município ainda aguarda o resultado outros sete testes, que já foram enviados ao Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS).

Na coletiva, o executivo ainda declarou que 62 casos estão sendo monitorados no município. De acordo com o secretário da saúde, são pessoas que apresentaram sintomas do coronavírus, mas não estão no grupo de risco. Esses pacientes seguem em quarentena nas suas residências. 

Decreto

Através do decreto 23.287, de 23 de março de 2020, a prefeitura de Camaquã adotou medidas mais rígidas para conter o avanço do coronavírus. Entre as decisões, está a restrição do horário de supermercados, padarias, mercados, minimercados, açougues, mercearias e peixarias.

Os estabelecimentos podem abrir somente entre 7h e 18h de segunda a sexta-feira, e nos sábados entre 7h e 12h. O decreto também estabeleceu que o horário entre 7h30 e 9h30 é exclusivo para atendimento de idosos. Nos demais horários, a entrada de idosos é proibida.

O decreto também fecha o atendimento presencial de restaurantes e lancherias no município. Neste caso, fica permitido apenas o funcionamento dos estabelecimentos através de delivery.

O decreto também fecha as indústrias que não atuam nos ramos alimentício e farmacêutico. Outra medida diz respeito aos comércios que trabalham com produtos de limpeza e higienização; e o setor de telecomunicação, que podem funcionar. O novo decreto também impede o funcionamento do estacionamento rotativo.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Saiba como prevenir o contágio do coronavírus

O Ministério da Saúde pontua cinco medidas que auxiliam na prevenção do contágio do novo coronavírus.

– Lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool gel

– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

– Evitar aglomerações se estiver doente

– Manter os ambientes bem ventilados

– Não compartilhar objetos pessoais