Search
Economia

Camaquã é beneficiada no projeto Tudo Fácil Empresas

O município agora é um dos 61 contemplados com o projeto

O município de Camaquã foi contemplado com a plataforma Tudo Fácil Empresas. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (11) com a presença do governador Eduardo Leite, ocorreu no Palácio Piratini.

Camaquã é beneficiada no projeto Tudo Fácil Empresa
Foto: Divulgação

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Camaquã faz parte dos 15 municípios gaúchos que receberam a homologação no projeto. O projeto da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), tem o objetivo de facilitar a abertura e a formalização de empresas de baixo risco, de forma totalmente gratuita, sem burocracia e em até 10 minutos.

A cidade de Camaquã deve anunciar em breve, como o serviço será operacionalizado no município. Participaram do evento de lançamento, o Secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Varlei Magalhães e o vice-prefeito eleito Luciano Pereira Dias.

Desse modo, o Estado termina o ano com a plataforma ativa em 61 municípios. A projeção é aumentar para 80 municípios em 2025. Leite destacou que a burocracia não pode ser um entrave ao empreendedorismo.

O titular da Sedec, Ernani Polo, ressaltou que ferramentas como esta estão alinhadas com o propósito do governo estadual de tornar o Rio Grande do Sul um local propício para quem quer empreender.

“Queremos que o Estado seja um parceiro do empreendedor, com acesso às facilidades, mais celeridade e menos burocracia. É uma reação em cadeia que movimenta direta e indiretamente os envolvidos”, disse polo.

Sobre o Tudo Fácil Empresas em que Camaquã faz parte

Lançada no dia 15 de dezembro de 2021, a plataforma Tudo Fácil Empresas também disponibiliza para o empreendedor gaúcho toda a documentação necessária para iniciar seus negócios, como a dispensa dos licenciamentos, inscrição municipal e estadual e análise de endereçamento, em até 10 minutos.

O sistema conta ainda com a versão 2.0, que une dois fluxos para abertura de negócios, o fluxo tradicional, em que as etapas são realizadas separadamente, com a análise humana, e o fluxo rápido, que é feito de forma totalmente online e por meio da plataforma TFE. Até o início de dezembro, foram abertas 2.022 empresas pelo fluxo rápido e 8.547 pelo tradicional, totalizando 10.569 novos empreendimentos.

Além disso, há uma atualização mais recente, o TFE 3.0, que permite a abertura de matriz e filiais simultaneamente para as naturezas jurídicas Empresário Individual e Sociedade Empresarial Limitada. A ferramenta é idealizada de acordo com a Lei de Liberdade Econômica pelo Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), DescomplicaRS, JucisRS e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os 61 municípios gaúchos contemplados até agora são:

Porto Alegre

Novo Hamburgo

Panambi

Bagé

Erechim

Gravataí

Estrela

Santa Cruz do Sul

Esteio

Caxias do Sul

Rio Grande

São Borja

Sapiranga

Farroupilha

Sapucaia do Sul

Venâncio Aires

Montenegro

Frederico Westphalen

Rio Pardo

São Leopoldo

Uruguaiana

Santo Antônio da Patrulha

Guaíba

Tapejara

Palmeira das Missões

Santiago

Antônio Prado

Feliz

Viamão

Restinga Sêca

Santa Maria

Vera Cruz

Pelotas

Ivoti

Campo Bom

Brochier

Flores da Cunha

Carazinho

Tupanciretã

Salto do Jacuí

Alvorada

Mostardas

Bento Gonçalves

Itaqui

Ibirubá

Passo Fundo

Lajeado

Santo Augusto

Faxinal do Soturno

São Sebastião do Caí

Canguçu

Marau

São José do Norte

Camaquã

Chiapetta

Dom Pedrito

Caçapava do Sul

Rodeio Bonito

Água Santa

Soledade

Lavras do Sul

Tags: Camaquã, Tudo Fácil