Search
Nossa cultura

Camaquã recebe exposição que revela história da bandeira do RS

A exposição será inaugurada oficialmente às 19h desta sexta-feira (07)

O município de Camaquã recebe a partir desta sexta-feira (7), uma exposição sobre a origem da bandeira do Rio Grande do Sul. A mostra, que ficará em cartaz no CTG Camaquã até 7 de abril de 2025, apresenta uma tela pintada a óleo do Museu Cívico de Bolonha, Itália, datada entre 1840 e 1849, que revela a bandeira tricolor da República Rio-Grandense.

Camaquã recebe exposição que revela história da bandeira do RS
Foto: Divulgação

Receba todas as notícias da Acústica e interaja com a nossa equipe, através do seu WhatsApp, tocando aqui!

A bandeira, um dos símbolos mais marcantes do bairrismo gaúcho, foi desenhada e pintada em 1833, em Buenos Aires, a pedido do farroupilha Francisco Modesto Franco. A autoria, conferida a Zambeccari, é resultado de anos de pesquisa de Edison Hüttner, com a colaboração de Eder Abreu Hüttner e Felipe Assunção Soriano (PPGH/PUCRS).

A exposição será inaugurada oficialmente às 19h desta sexta-feira, em conjunto com o projeto Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha, da gestão de prendas e peões do CTG Camaquã. As visitas podem ser feitas mediante agendamento, com entrada gratuita.

A exposição itinerante é uma realização da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com a participação da Escola de Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em História, da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), da Universidade de Urbino Carlo Bo (Itália), do Museu Cívico do Risorgimento de Bolonha e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS).

A curadoria é de Edison Hüttner, Eder Abreu Hüttner e Felipe de Assunção Soriano, com organização de Lisele Storck da Silva, Mirele Gonçalves de Faria Hugo, da gestão de prendas e peões do CTG Camaquã, e Nilza Tessmann.

Durante entrevista na SulTV, a patroa do CTG, Lisele Stork, detalhou a programação.

Confira a programação que ocorrerá no CTG Camaquã

No sábado (8), a partir das 9h, acontece a tradicional cavalgada feminina pelas ruas de Camaquã. O evento, exclusivo para mulheres, será seguido por atividades campeiras no CTG e um jantar dançante com apresentações das invernadas artísticas da entidade e do grupo Espora de Prata, da Região Metropolitana de Porto Alegre.

O domingo (9) reserva a continuação das atividades campeiras, um torneio de truco e um desfile de moda da grife Caetana Estilo de Campo, de São Lourenço do Sul.

A patroa do CTG Camaquã também anunciou as datas do tradicional Rodeio de Maio, que ocorrerá de 27 de maio a 1º de junho, com uma extensa programação artística e cultural, incluindo shows de renome nacional e também do exterior.

Assista a entrevista com todos os detalhes:

Tags: Bandeira, Camaquã, CTG Camaquã, Cultura, Rio Grande do Sul, Tradição