Search
[adsforwp-group id="156022"]
Temporais

Camaquã: fenômeno conhecido como microexplosão atingiu o município

Centenas de famílias aguardam por auxílio após cenário de destruição
Camaquã: fenômeno conhecido como microexplosão atingiu o município
Escola João Goulart teve danos ocasionados pelo vendaval. Foto: Reportagem/Rádio Acústica FM

Um forte temporal, resultado de uma microexplosão, causou estragos significativos em Camaquã, na Costa Doce do Rio Grande do Sul, na madrugada desta quarta-feira (25). A cidade foi atingida por ventos intensos, queda de árvores, postes e destelhamentos, deixando grande parte da população sem energia elétrica.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A onda de tempestades que assola o estado desde o domingo intensificou-se nesta quarta, com novos temporais fortes e severos atingindo diversas regiões. Em Camaquã, a situação foi ainda mais crítica devido à microexplosão, um fenômeno caracterizado por uma corrente de vento descendente violenta que se espalha de forma radial ao atingir a superfície.

Instabilidade severa do tempo atingiu Camaquã nesta quarta (25)

De acordo com a MetSul Meteorologia, uma frente semi-estacionária se convertendo em frente fria, aliada à alta umidade do ar, contribuiu para a formação de nuvens carregadas e de grande desenvolvimento vertical, típicas de produzir microexplosões. Imagens de satélite mostram nuvens com topos atingindo -70ºC sobre a cidade no momento do evento.

Embora estações meteorológicas não tenham registrado ventos extremamente intensos em Camaquã, a concentração dos danos em uma área específica indica a ocorrência de uma microexplosão, um fenômeno localizado e de grande poder destrutivo.

A Defesa Civil municipal está realizando um levantamento dos danos e prestando auxílio às famílias atingidas. A prefeitura de Camaquã decretou estado de emergência e solicita doações de alimentos, água, materiais de construção e roupas.

Tags: Camaquã, Clima, Microexplosão, Vendaval, Vento