Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã institui Dia Municipal da Cultura Pomerana

img_6414_foto_1.jpg

Na noite da última segunda-feira (28), a Câmara dos Vereadores de Camaquã aprovou por unanimidade um projeto que institui o Dia Municipal da Cultura Pomerana. O Dia da Cultura Pomerana será comemorado anualmente no quarto domingo do mês de maio, sendo que todas as atividades alusivas a esse dia serão programadas pelos representantes da comunidade pomerana.

O Projeto, de autoria do vereador Ilson Meirelles, tem como objetivo promover encontros regional e estadual para resgatar as caraterísticas históricas do povo pomerano, fomentar e divulgar suas tradições, promover o turismo através da dança, da culinária, de palestras, estudos e demais diversões do uso e costumes pomeranos.

A imigração pomerana em Camaquã teve início entre 1906 e 1918, sendo que a maioria dos imigrantes eram vindos da Renânia, Prússia e Pomerânia. Nesta época, foram povoadas terras devolutas da serra, sendo criadas colônias, que mais tarde viriam a ser tornar os distritos de Santa Auta, São Brás, Galpões e Bandeirinha.

“Tenho certeza que este dia marcará na historia de Camaquã, a luta de um povo que sofreu com os conflitos de várias guerras em seus países de origem, no Brasil, contribuíram com o crescimento e o desenvolvimento econômico, especialmente no nosso município”, destacou o vereador o vereador Ilson Meirelles.