Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã integrará a REDESIM

img_4124_foto_1.jpg

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviço – SMICS, o SEBRAE e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) estão implantando no município a REDESIM – Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. O início da operacionalização está prevista para o final do mês de agosto, quando Camaquã será a terceira cidade gaúcha a integrar a Rede.

Para conhecer melhor a REDESIM, nos dias 28 e 29 de julho, os servidores das Secretarias do Meio Ambiente, Fazenda e Especial de Governo, além da Vigilância Sanitária participam de um workshop sobre a implantação deste processo de desburocratização, ação que tem como objetivo valorizar e incentivar o empreendedorismo local, a fim de fomentar a geração de empregos e economia local.

A adesão à REDESIM traz novidades como a etapa de consulta da viabilidade, na qual o empresário fica sabendo se pode utilizar o nome escolhido para a empresa e se pode registrá-la no local pretendido. Depois dessa consulta, a entrega dos documentos para registro e licenciamento do empreendimento se dará em um local único. Assim, os empresários não precisarão mais percorrer várias secretarias e órgãos para oficializar seus negócios.

Também não haverá duplicidade de documentos, como ocorria anteriormente: “Toda a documentação necessária será fornecida uma única vez e em um mesmo local”, salienta a secretária de Indústria, Comércio e Comércio, Maristela Miguellis Monteiro. Antes, o processo completo de abertura de empresa, incluindo registro e licenciamento poderia levar meses. “Com a implantação da REDESIM o processo de registro e formalização será mais ágil e menos burocrático, inclusive as empresas classificadas como de baixo risco poderão ser formalizadas em até dois dias”, destaca a secretária da pasta.