O amanhecer desta terça-feira (09) foi marcado por temperaturas gélidas em Camaquã, com a mínima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alcançando 0,3°C. A geada cobriu campos, telhados e veículos da região, proporcionando um espetáculo natural que não era visto há algum tempo.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Conforme o Inmet, a onda de frio que atinge o Rio Grande do Sul desde o último sábado (06) também provocou temperaturas negativas em outras cidades do estado, como Canguçu, onde os termômetros marcaram -0,4°C. Imagens nas redes sociais registram a camada de gelo que cobriu os campos no interior do estado.
Confira como fica a previsão do tempo em Camaquã:
Essa é a segunda onda de frio do ano no Rio Grande do Sul. O fenômeno é resultado da ação de uma massa de ar polar que avança sobre o território gaúcho, derrubando as temperaturas em até 5°C abaixo da média histórica para a época do ano.
No total, 10 municípios do estado registraram temperaturas negativas nesta manhã. Entre eles, Dom Pedrito, na Campanha, com -4,2°C, e Quaraí, na Fronteira Oeste, com -4°C.
Orientações para se proteger do frio:
- Use roupas agasalhadas e adequadas ao frio;
- Beba bastante água;
- Evite atividades físicas ao ar livre em horários muito frios;
- Cuide dos idosos e crianças, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio;
- Em caso de hipotermia (tremores, confusão, desorientação), procure ajuda médica imediatamente.
Confira a previsão do tempo para o Rio Grande do Sul segundo a Metsul: