Saúde

Camaquã mobiliza postos para o ‘Dia D’ contra a gripe neste sábado

A medida busca evitar complicações graves causadas pelo vírus

A Prefeitura de Camaquã realiza neste sábado, 28 de março, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A Secretaria Municipal da Saúde manterá dois postos abertos das 8h às 17h, sem interrupção no horário de almoço, para facilitar o acesso da população. A medida busca elevar os índices de imunização e evitar complicações graves causadas pelo vírus da gripe, que costuma circular com maior intensidade em períodos de temperaturas mais baixas.

gripe
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Entenda como será a vacinação contra a gripe em Camaquã

O atendimento será concentrado na Sala de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Viegas. Nesta fase, o foco são os chamados grupos prioritários, compostos por pessoas que possuem maior risco de desenvolver quadros severos da doença. A vacina oferecida protege contra as principais cepas do vírus e é considerada pela medicina como o método mais seguro para reduzir internações e óbitos em toda a rede pública.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Podem se vacinar crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente (puérperas) e idosos acima de 60 anos. O público-alvo também inclui profissionais da saúde, professores, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiências ou comorbidades — doenças preexistentes que podem ser agravadas pela gripe. Para receber a dose, o cidadão deve apresentar obrigatoriamente um documento de identificação e a caderneta de vacinação para o registro oficial.

Tags: campanha de vacinação 2026, Dia D contra gripe, Gripe, quem pode vacinar contra gripe, Saúde Camaquã, UBS Viegas vacinação, vacina Influenza 2026, Vacinação em Camaquã