Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã não tem estoque de soro antiofídico e vacina antirrábica

img_6910_foto_1.jpg

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde Camaquã, Rubem Machado, confirmou a nossa equipe de jornalismo que não há soro antiofídico no município. O questionamento feito pela Rádio Acústica FM, veio em virtude da morte de uma idosa de 72 anos após ser picada por uma cobra, no interior de Canguçu.

“Nem a Secretaria de Saúde, nem o Hospital de Camaquã tem o soro (antiofídico). Encaminhamos por diversas vezes a solicitação para a Secretaria de Saúde do Estado não disponibilizou”, afirma Machado. Ainda segundo o adjunto da pasta, também não há vacina antirrábica na rede pública, utilizada em casos envolvendo mordidas de animais.

Outro problema apontado pela prefeita de Cristal, Fábia Richter, seria a falta vacina antitetânica. “Nós estamos enfrentando dificuldades para conseguir a vacina antitetânica. Está em falta em praticamente toda a rede pública de saúde do Estado”, afirmou Fábia.

A demanda por soro antiofídico cresce nesta época do ano. O Instituto Butantan estaria com a produção do soro paralisada, devido às adequações de normas sanitárias. Com isso, um único laboratório estaria produzindo o soro no país, o que colaborou com o desabastecimento.