Em entrevista ao programa Tua Saúde da Rádio Acústica FM neste sábado (24), o secretário municipal de Saúde de Camaquã, Fabiano Ribeiro, juntamente com a nutricionista Nathalia Costa, anunciou o lançamento antecipado da Operação Inverno com Saúde 2025. A iniciativa, que originalmente estava programada para começar em junho, foi adiantada devido ao aumento significativo de casos de gripe, incluindo o vírus H1N1, que tem sobrecarregado o sistema de saúde local.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Para frear a situação, a prefeitura já abriu o Centro Social Urbano (CSU) do bairro Viégas, que oferece atendimento médico para casos agudos de segunda, quarta e sexta-feira, das 18h às 22h. A Operação Inverno com Saúde 2025 prevê a abertura de mais duas unidades de saúde com horários estendidos: a Unidade de Carvalho Bastos, para atender moradores da COHAB, bairro São José e áreas próximas, e o Centro de Especialidades Sheila Thoffern, que centralizará o atendimento para o restante da cidade. O Hospital Pronto Socorro (HPS) também continua a atender emergências.
Casos agudos e Orientações à população
O secretário Fabiano Ribeiro enfatizou que as unidades de saúde com horários estendidos atenderão apenas casos agudos, como febre alta, dores de cabeça intensas e diarreia. Para situações de rotina, como troca de receitas e apresentação de exames, a população deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o horário normal de funcionamento. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) seguirá atendendo casos de urgência e emergência, classificados como prioridades azul e verde.
Equipe Multidisciplinar de Camaquã
A nutricionista Nathalia Costa, integrante da equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde, destacou a importância do trabalho de prevenção e tratamento de doenças crônicas realizado nos bairros. A equipe, composta por assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos e educadores físicos, oferece atendimento em grupo nas UBSs, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar da comunidade.
Vacinação e Cuidados Individuais
O secretário Fabiano Ribeiro reforçou a importância da vacinação contra a gripe, especialmente para grupos de risco, e pediu à população que se conscientize sobre a necessidade de acelerar a imunização até meados de junho. Além da vacinação, o gestor municipal orientou a população a adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, ingestão de água e uso de agasalhos.
Dia D de vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde planeja realizar um novo dia de vacinação no próximo sábado e está em contato com empresas da cidade para oferecer a vacinação contra a gripe aos seus funcionários. A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal e proteger a população de Camaquã durante o inverno.
Confira a entrevista com os representantes da secretaria municipal de saúde de Camaquã