Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã pode ter bandeira vermelha a partir desse sábado

img_32732_foto_1.jpg

A região de Camaquã pode passar para a bandeira vermelha a partir desse sábado (20), quando ocorre uma nova atualização no modelo de Distanciamento Controlado, estabelecido pelo governo do Estado. De acordo com o jornalista de GaúchaZH, Daniel Scola, em coluna publicada na tarde desta sexta-feira (19), o agravamento da saúde de pacientes com coronavírus pode levar a região metropolitana de Porto Alegre para o novo patamar.

Como possui Porto Alegre como referência hospitalar, a bandeia de Camaquã está atrelada à situação da região metropolitana. De acordo com levantamento realizado pela coluna, na segunda-feira (15), eram 105 pacientes com coronavírus em leitos de UTIs, chegando à lotação de 74% das vagas.

Na tarde desta sexta-feira (19), com a atualização realizada pelos hospitais, há 127 pessoas diagnosticadas com covid-19 que estão em Unidade de Tratamento Intensivo, elevando para 79% a ocupação do total de leitos. A bandeira vermelha leva a uma série de restrições, principalmente no comércio, permitindo apenas o funcionamento de serviços essenciais.

Preocupação

A bandeira vermelha já é tratada como uma realidade próxima da região. Na tarde da última terça-feira (16), o coordenador de Vigilância em Saúde, Luciano Pereira Dias, alertou que a população siga mantendo os cuidados necessários para que a região siga na bandeira laranja, e admitiu que o município está “perto da bandeira vermelha”.

Já nesta quinta-feira (18), foi a vez do presidente do Sindilojas Costa Doce, Otávio Morais, demonstrar preocupação, ao criticar o fechamento do comércio através da bandeira vermelha, adotada pelo Distanciamento Controlado. O risco de fechamento do comércio na região de Camaquã preocupa o gestor, que trata a bandeira vermelha como um “recuo” na retomada de atividades econômicas no Estado.