Search
[adsforwp-group id="156022"]
Enchentes

Camaquã: polo de acolhimento e apoio às vítimas das chuvas no RS

Prefeito e secretário detalham ações para auxiliar municípios atingidos pelas cheias
Camaquã: polo de acolhimento e apoio às vítimas das chuvas no RS
Foto: Diego Costa/Acústica FM

O Programa Primeira Hora recebeu na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Ivo de Lima Ferreira e o secretário especial de governo, Rafael de Moura. Com as chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início do mês, Camaquã se tornou um polo de acolhimento de vítimas das inundações.

O prefeito destaca a corrente solidária formada por município, entidades, segurança pública e saúde no apoio ao resgate e acolhimento das comunidades atingidas. Na última semana, a cidade recebeu vítimas de Eldorado do Sul, que estão acolhidas no Ginásio Municipal de Esportes.

O atendimento de famílias residentes na Ilha Santo Antônio, que se mantiveram na localidade, ocorre com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (Patram). Com isto, a prefeitura envia mantimentos e outros insumos básico aos moradores do interior. Moradores do Areal e Pacheca também estão na lista de pessoas assistidas, com recursos destinados para o setor de Ação Social.

Conforme o prefeito, nesta manhã foram enviados dois veículos para Porto Alegre, onde serão retiradas pessoas que estão em alta hospitalar e o transporte de medicamentos para os municípios de Chuvisca e Sentinela do Sul. Ele enfatiza que diariamente ocorre o transporte aéreo de pessoas que aguardam remoção hospital com urgência do interior para a Capital.

O secretário destaca que a escolta militar facilita o acesso para Porto Alegre, pois ocorre uma solicitação para o acesso a trechos bloqueados devido às cheias. Inclusive após o decreto de emergência, Camaquã foi a primeira cidade homologada, possibilitando um suporte para a região.

Questionado sobre quais os requisitos para o município se enquadrar no decreto de calamidade, o prefeito explica:

“Decreto de calamidade ocorre quando há óbitos, inclusive para o decreto de emergência é necessário dados sólidos. Dados oficiais que representam todos os setores, como a agricultura por exemplo”, diz o chefe do Executivo.

Recuperação de rodovia atingidas pelas chuvas

Sobre uma possível colaboração de Camaquã para o reparo de trechos da BR-116 entre Eldorado e Guaíba:
“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entrou em contato conosco solicitando o apoio para fornecer insumos para o conserto da rodovia. Ontem já enviamos o material para a recuperação do trecho”, destaca o prefeito.

Confira a entrevista na íntegra

Tags: Camaquã, chuvas, Porto Alegre