Na manhã desta quarta-feira (02), o secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação de Camaquã, Clayton Dworzecki, e a representante da Sala do Empreendedor, Juliane Freitas, concederam uma entrevista detalhando iniciativas para o desenvolvimento econômico local. O destaque foi o lançamento do Prêmio Municipal de Inovação e a apresentação do processo de consultoria para Microempreendedores Individuais (MEIs).

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O Prêmio Municipal de Inovação, em sua primeira edição, busca reconhecer e incentivar projetos inovadores em diversas áreas, como educação, agronegócio, indústria, comércio e varejo, marketing e comunicação. As inscrições estão abertas até o dia 20 de abril de 2025, e podem ser feitas tanto por profissionais e empresas quanto por terceiros que desejam indicar um trabalho inovador. A premiação ocorrerá durante a Expo Camaquã, no final de maio.
Dworzecki ressaltou que o prêmio é resultado de um trabalho coletivo iniciado em 2021, que culminou na criação do INOV (Movimento pela Inovação de Camaquã) e na aprovação da Lei Municipal de Inovação em 2023. Camaquã se destaca na região sul como um dos poucos municípios com legislação moderna e dinâmica voltada para a inovação.
Consultoria para MEIs de Camaquã
Durante a entrevista, Juliane Freitas apresentou dados relevantes sobre o atendimento da Sala do Empreendedor, que oferece suporte aos MEIs e microempresas. Nos primeiros três meses do ano, foram realizados 1427 atendimentos, entre presenciais e online, com foco em formalização, emissão de guias mensais e outros serviços.
A Sala do Empreendedor atua em parceria com o SEBRAE e conta com um escritório físico da Junta Comercial do Estado e da Receita Federal, facilitando o acesso dos empreendedores a serviços e informações. Além disso, a prefeitura oferece o programa “Desenvolve Camaquã”, com linhas de crédito disponíveis para os empresários.
Onde Encontrar?
A Sala do Empreendedor está localizada na Rua José Antônio Pires, 396, ao lado da Brigada Militar. Para maiores informações, está disponível o contato (51) 3692-2150 e e-mail: [email protected].