A tradicional Cavalgada Cultural da Costa Doce passa por Camaquã no dia 24, na Pacheca. O movimento é organizado pelo grupo “Cavaleiros da Costa Doce” e o tema deste ano é “Caminho Farroupilha no Rastro da História”. A tradicional visita dos cavaleiros ocorre na Escola Municipal Mário Centeno Crespo a partir das 14h. “Temos ideia de ampliar a estrutura. Já temos confirmadas algumas atrações, entre elas, a apresentação de músicos locais como Elmo de Freitas”, explica a secretária de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude, Suzete Santin.
De acordo com os organizadores, são esperados neste ano cerca de 180 cavaleiros que participam para reviver a tradição e a história ao percorrer cerca de 270 quilômetros margeando a Lagoa dos Patos entre os dias 19 a 29 de janeiro. As trilhas passam pelos municípios de Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas nos quais são feitos algumas paradas estratégicas para o descanso de cavalos e cavaleiros. Em cada parada uma pausa para integração com os moradores locais quando uma roda de chimarrão, um bom churrasco e uma tertúlia mostram a hospitalidade do gaúcho.
O diretor social do projeto, Carlos Souza Gonçalves diz que participam cavaleiros de 8 a 80 anos e que além de cavaleiros experientes há também turistas inclusive de outros estados e até países vizinhos como o Uruguai. De acordo com ele, o grande objetivo do evento é a confraternização e o intercâmbio cultural.