A Chama Votiva ficará na sede da Secretaria da Educação até o dia 1º de setembro, quando será a abertura da Semana da Pátria 2017, com o tema “Educação transforma uma nação”. Na última sexta-feira (25), Camaquã recebeu o Fogo Simbólico vindo da cidade de Encruzilhada do Sul. A cerimônia foi realizada no Auditório Zilda Maria Azambuja, na Secretaria Municipal da Educação.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal Ivo de Lima Ferreira, Presidente da Liga de Defesa Marcelo Adriano da Silva, Presidente da Câmara de Vereadores Paulo Renato dos Santos, secretários e demais autoridades, lideranças locais, diretores de escolas, professores e servidores, além da Banda Musical Arautos de Cristo, que tocaram os hinos do Brasil e de Camaquã.
A Chama Votiva chegou a ERS-350, trazida por militares responsáveis pela 80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria – Centelha Eixo – Litoral-sul, a qual foi entregue a atletas da Equipe Triplo X de Ciclismo, que conduziram a chama até a Praça da Legalidade, onde integrantes da Ascorcam – Associação dos Corredores de Camaquã, receberam a chama, conduzindo-a até a Secretaria Municipal da Educação.
O Fogo Simbólico foi recebido pelo presidente local da Liga de Defesa Nacional, Marcelo Adriano da Silva e entregue em ato continuo ao prefeito Ivo de Lima Ferreira, que realizou o acendimento da pira.
Durante a solenidade o prefeito Ivo de Lima Ferreira, o presidente da Liga de Defesa Nacional – Núcleo Camaquã, Marcelo Adriano da Silva, e a secretária da Educação, Eva Rosi Bueno Nunes, realizaram a entrega do folder da Semana da Pátria 2017, o material contém a programação completa das atividades durante os sete dias de programação, juntamente com o livro albúm “Barragem do Arroio Duro, 50 anos de história”, a todas as instituições homenageadas nesse ano.
Após os pronunciamentos, foi entregue a Aldo José da Rocha Filho, uma lembrança pelos serviços realizados quando presidente da Liga de Defesa, também o atual presidente Marcelo Adriano da Silva recebeu homenagem por estar assumindo esta entidade.
Após a cerimônia, a chama votiva foi conduzida pelos servidores da Secretaria da Educação, até a sacada da sede, onde ficará acesa até o dia 1º de setembro, quando será transportada pelas equipes da Triplo X e Ascorcam até a Praça Zeca Netto, para a realização da Abertura da Semana da Pátria com o acendimento da Pira da Pátria.