Search

Camaquã recebe espetáculo protagonizado por Mateus Nachtergaele

img_8921_foto_1.jpg

O ator Mateus Nachtergaele, famoso por interpretar personagens inesquecíveis e viscerais, como o João Grilo de O Auto da Compadecida (1999), estará em Camaquã no final de setembro. Ele protagoniza a peça “Processo de Conserto do Desejo”, que será apresentada no Sesc, no dia 26, a partir das 20h.

 

Sinopse

Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quantos ‘concerto’ e ‘conserto’. Aqui, elas se mesclam vertiginosamente. A palavra desejo, em filosofia, seria a tensão em direção a um fim de onde se espera satisfação. Tradicionalmente o desejo pressupõe carência, ou alguma forma de indigência: Um ser que não carecesse de nada, não desejaria nada. Seria um ser perfeito, um Deus. Por isso a filosofia, tantas vezes, considera o desejo como característica primeira do ser imperfeito, do ser finito. Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto. Explico: minha Mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele, faleceu quando eu era um bebê de três meses. Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste, e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito. Em “Processo de Conscerto do Desejo”, acompanhado pelo jovem violonista Luã Belik, direi finalmente os poemas que guardei nos olhos e na alma como única herança dela. O espetáculo é simples assim: Um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. Um violão (não por acaso, pois Maria Cecília amava os violões) o companha. É só isso, se isso for pouco. 

A Classificação etária é de 16 anos e o espetáculo tem duração de 60 min. Os ingressos podem ser adquiridos na Unidade do Sesc Camaquã no valor de R$ 10,00 para comerciário e dependente com cartão sesc/senac. Mais informações pelos telefones: (51) 3671-6492 ou (51) 3671-3581.