Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã registra caso suspeito de mormo

img_4633_foto_1.jpg

O resultado de um exame de mormo recebido na manhã desta segunda-feira (31) em uma propriedade rural do interior de Camaquã preocupou os veterinários. Após a coleta de sangue e envio do material a um laboratório especializado, o resultado positivo do exame de mormo fez com que a propriedade fosse interditada.

Apenas um cavalo do local foi diagnosticado com a suspeita da doença e já está isolado dos demais. O Fiscal Chefe da Inspetoria Veterinária de Camaquã/Chuvisca/Arambaré, Hilson Ricardo Santos explicou que uma nova coleta de sangue já foi feita e será enviada na manhã desta terça-feira (1) ao laboratório em Pernambuco.

A propriedade já foi interditada pela vigilância, não podendo entrar e nem sair nenhum animal até que se tenha o resultado final do exame. Segundo Santos o resultado dos exames não tem um tempo estipulado para sair, porém acredita que em torno de 10 dias já se deva saber a confirmação ou não da doença.

De acordo com o fiscal: “O mormo é uma enfermidade infecciosa fatal, causada pela bactéria BurkholderiaMallei, que afeta principalmente os cavalos, os asnos e as mulas. É transmissível ao homem e a outros animais”.

Quando constatado o primeiro caso, os animais devem ser sacrificados, porque a doença é fatal e não existe cura. Uma prevenção importante, segundo o agropecuário, é o GTA (Guia de Trânsito Animal).

O desfile em alusão à Semana Farroupilha, no dia 20 de setembro, já havia sido cancelado em Camaquã na sexta-feira (21). Em reunião na Prefeitura Municipal de Camaquã, diversas entidades decidiram por unanimidade o cancelamento devido à aglomeração de cavalos e crianças no desfile. A falta de fiscalização também foi um dos empecilhos apresentados para o cancelamento.

A doença fez com que pelo menos 27 municípios gaúchos cancelassem o desfile.

Confira os municípios que cancelaram os desfiles de 20 de setembro:

Aceguá

Bagé

Caçapava do Sul

Cacequi

Camaquã

Candiota

Capão do Leão

Gramado

Hulha Negra

Imigrante

Jaguarão

Júlio de Castilhos

Lavras do Sul

Montenegro

Nova Santa Rita

Paraíso do Sul

Passo Fundo

Quaraí

Rio Grande

Santa Margarida do Sul

Santa Maria

Santana do Livramento

São José do Norte

São Lourenço do Sul

Tupanciretã

Vacaria

Vila Nova do Sul