Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, foi realizada no dia 16, no auditório da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, a I Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Costa Doce a fim de debater sobre a participação das mulheres e homens na sociedade e como buscar uma equidade dos deveres e direitos.
O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Camaquã, Arambaré, Chuvisca, Cristal e Sentinela do Sul. Presente no evento, o prefeito João Carlos Machado, exaltou a importância de eventos como esses: “Estamos muito felizes em sediar esta conferência com um número tão expressivo de lideranças dos cinco municípios”, declarou. O encontro teve objetivo traçar políticas públicas em favor das mulheres, bem como criar mecanismos de mobilização e representação em todos os níveis da federação. A assessora técnica da SMTDS, Sonia Ribeiro, manifestou sua alegria na realização da Conferência como um importante passo para que as mulheres possam avançar ao exercer o seus direitos.
A representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Gislaine Lima da Silva, salientou a importância de iniciativas como estas e lembrou sobre a onda de violências contra a mulher no último semestre. “Não temos muitos dados para comemorar, por isso é importante esse debate, essa tomada de posição”.
A representante do Departamento Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Rosângela Garcia Dorneles, parabenizou pela realização do evento em sua primeira edição e destacou que é fundamental que esse poder de decisão e de escolha seja compartilhado entre homens e mulheres. “As mulheres exercem diversos papéis e há uma diversidade de mulheres que precisam ser representadas respeitadas em suas diferenças”, ressaltou durante a sua palestra.
Em seguida houve a formação dos grupos nos quais foram discutidos os temas Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema Político com participação das mulheres e igualdade e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.
Na parte final, houve a eleição das delegadas representarão a Costa Doce durante a Conferência Estadual em porto Alegre: Thais Cenci Dariva de Sentinela do Sul, Marivone Ramos Tavares e Vera Farias representando Camaquã, e de Arambaré Nathalia da Cunha Kovaski e Lorena Pereira Almada.
As Conferências Municipais são preparatórias para a Conferência Estadual, onde serão eleitas delegadas para representar Rio Grande do Sul na Conferência Nacional, que acontece entre 15 e 18 de março de 2016, em Brasília.
Há dias, grupo vem fazendo caminhadas até chegar em Porto Alegre
Texto apresentado pelo Poder Executivo será apreciado nesta segunda na Câmara
Entorpecentes eram transportados em um veículo paraguaio
Droga era transportada em malas no compartimento de bagagem e também junto ao infrator
Ele também é acusado de violar medida protetiva de urgência
Municípios da região devem registrar oscilação das temperaturas
This website uses cookies.