Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã sedia 1ª Conferência Intermunicipal da Costa Doce

img_4939_foto_1.jpg

Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, foi realizada no dia 16, no auditório da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, a I Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Costa Doce a fim de debater sobre a participação das mulheres e homens na sociedade e como buscar uma equidade dos deveres e direitos.

O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Camaquã, Arambaré, Chuvisca, Cristal e Sentinela do Sul. Presente no evento, o prefeito João Carlos Machado, exaltou a importância de eventos como esses: “Estamos muito felizes em sediar esta conferência com um número tão expressivo de lideranças dos cinco municípios”, declarou. O encontro teve objetivo traçar políticas públicas em favor das mulheres, bem como criar mecanismos de mobilização e representação em todos os níveis da federação. A assessora técnica da SMTDS, Sonia Ribeiro, manifestou sua alegria na realização da Conferência como um importante passo para que as mulheres possam avançar ao exercer o seus direitos.

A representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Gislaine Lima da Silva, salientou a importância de iniciativas como estas e lembrou sobre a onda de violências contra a mulher no último semestre. “Não temos muitos dados para comemorar, por isso é importante esse debate, essa tomada de posição”.

A representante do Departamento Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Rosângela Garcia Dorneles, parabenizou pela realização do evento em sua primeira edição e destacou que é fundamental que esse poder de decisão e de escolha seja compartilhado entre homens e mulheres. “As mulheres exercem diversos papéis e há uma diversidade de mulheres que precisam ser representadas respeitadas em suas diferenças”, ressaltou durante a sua palestra.

Em seguida houve a formação dos grupos nos quais foram discutidos os temas Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema Político com participação das mulheres e igualdade e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

Na parte final, houve a eleição das delegadas representarão a Costa Doce durante a Conferência Estadual em porto Alegre: Thais Cenci Dariva de Sentinela do Sul, Marivone Ramos Tavares e Vera Farias representando Camaquã, e de Arambaré Nathalia da Cunha Kovaski e Lorena Pereira Almada.

As Conferências Municipais são preparatórias para a Conferência Estadual, onde serão eleitas delegadas para representar Rio Grande do Sul na Conferência Nacional, que acontece entre 15 e 18 de março de 2016, em Brasília.