Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã tem mais de 700 pontos de descartes irregulares de lixo, aponta secretário

img_34835_foto_1.jpg

A secretaria municipal do Meio Ambiente registra 714 pontos de descartes irregulares de lixo em nove bairros de Camaquã. O responsável pela pasta, Luis Carlos Evangelista, acredita ser “um caos” a situação do município, em entrevista ao vivo na Acústica FM, nesta segunda-feira (24).

Com base em um primeiro levantamento nos bairros Viégas, Jardim, Carvalho Bastos, Cohab, Olaria, São José, Maria da Graça, Parque Arroio Duro e Gaúcho ocorrem entulhos, podas de árvores e descartes irregulares de resíduos: “a situação é inadmissível, não há como resolver de uma hora para outra”, afirma.

Conforme Evangelista, a rua Pedras Brancas no bairro Viégas é onde possui a maior quantidade de entulhos deixados em via pública: “são 31 pontos, está via é campeã de entulhos”, lamenta. O descarte irregular é crime e pode ocorrer medidas severas quando não houver o cumprimento da ação. Questionado sobre fiscalização, o representante anunciou uma força tarefa que deverá ser realizada com medidas orientativas nos bairros da cidade: “se a comunidade não se sensibilizar não haverá resultado”, solicita.

Problemas de saúde, bueiros entupidos, enchentes, micro e macro vetores são as consequências dos impasses com o meio ambiente no município. A pasta disponibiliza de um fiscal para realização do serviço de monitoramento. Ainda durante a entrevista, o secretário frisou que se o causador for reincidente, será multado e até enquadrado como crime ambiental passível de prisão em ação conjunta com órgãos de segurança.

Leia também:

Descarte irregular de lixo é crime e pode gerar multa em Camaquã

Incêndio em descarte de lixo mobiliza Bombeiros em Camaquã

Confira a entrevista na íntegra: