Na manhã desta sexta-feira (1), a Acústica FM divulgou uma matéria sobre a situação dos pacientes que pernoitaram em frente ao Ambulatório 3 da Secretaria Municipal da Saúde de Camaquã. O repórter Valério Weege conversou com pessoas que esperavam desde às 19h para o atendimento que aconteceria apenas as 7h.
Mais tarde, a emissora recebeu imagens que mostram como estava o local por volta das 6h. De acordo com Luis Antonio Silva, que registrou as imagens, cerca de 250 pessoas aguardavam na fila, que chegava até a esquina. O objetivo do grupo era marcar exames para atendimento em Porto Alegre. A situação se repete em todo primeiro dia útil do mês.
De acordo com o Secretario Municipal da Saúde, Rubem Machado, não é possível prever a quantidade de exames que serão disponibilizados, o que acaba ocasionando essa “disputa” por vagas. Questionado, Machado afirmou que não é possível abrir antes o local, pois seria necessário a presença de um funcionário de plantão, e o orçamento não permite o investimento: “Esta é a situação da saúde no Brasil”, lamentou.