Search
[adsforwp-group id="156022"]

Câmara de Vereadores de Camaquã realiza Sessão Solene em homenagem ao CREA-RS

img_23244_foto_1.jpg

A Câmara Municipal realizou Sessão Solene, nessa terça-feira (28), em homenagem aos 85 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). A atividade foi realizada no Plenário da instituição – Rua João de Oliveira, nº 147 – e começou às 19h.

A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Marco Longaray (PT), no dia 13 de maio, com o objetivo de homenagear a instituição e os profissionais representados pelo CREA-RS em Camaquã e na região.

Relevância do CREA-RS

O vereador Marco falou sobre a ação atuante do conselho nas suas áreas de abrangência. Ele destacou também a relevância para a segurança da população o trabalho realizado pelo CREA-RS.

A inspetora-chefe do órgão no município, engenheira civil Marineda Albuquerque, destacou a importância do conselho ter mantido a inspetoria em Camaquã. Ela deu ênfase para o benefício que os profissionais têm nos casos que precisam se regularizar profissionalmente, pois, não necessitam se deslocar até Porto Alegre.

Além de profissionais vinculados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul também participaram da solenidade o presidente do Poder Legislativo, vereador Fabiano Medeiros (PDT), o vereador Ronaldinho Renocar (P) e a vereadora Nica Puschnerat (PDT)

A fundação do CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) teve a sede do Conselho da 8ª Região, que abrangia os estados do RS e SC, instalada no dia 30 de maio de 1934. Quatro meses após a fundação o CREA-RS já tinha registrado mais de mil profissionais habilitados. Desde então, a instituição tem participado ativamente das discussões de temas técnicos, que demandam conhecimento técnico-científico dos profissionais do Sistema Confea/Creapara a retomada do crescimento regional e nacional.

Congregam cerca de 300 títulos profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia, Geografia e tecnólogos, que perfazem em nível nacional mais de 1 milhão de profissionais, com cerca de 60 mil atuando somente no Rio Grande do Sul. Além dos profissionais, integram este sistema as entidades de classe e as instituições de ensino das áreas afins. Em suas 44 inspetorias, estrategicamente localizadas em 11 regiões do Rio Grande doSul, o CREA oferece atendimento com agilidade e eficiência aos profissionais, empresas e sociedade.

O CREA em Camaquã

A Inspetoria do CREA-RS em Camaquã foi fundada no dia 08 de junho de 1984. Os inspetores no mandado 2019/2020 são a inspetora-chefe, engenheira civil Marineda Albuquerque, o inspetor-secretário,engenheiro elétrico Divino Pereira e o inspetor tesoureiro, engenheiro químico João Maximiliano Lopes. Atualmente, na Inspetoria camaquense, há cerca de 500 profissionais registrados.