A Câmara Municipal realiza Sessão Solene, nesta terça-feira (18), em homenagem aos corretores de imóveis. A atividade será realizada no Cine Teatro Coliseu – Rua Duque de Caxias, nº 190 – a partir das 19h.
A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Marcelinho (PSB) no dia 26 de agosto e busca homenagear a classe profissional e celebrar o Dia do Corretor de Imóveis, data que é comemorada no dia 27 de agosto.
Regulamentação da profissão
A Lei nº 6.530/78 regulamentou a profissão do Corretor de Imóveis e trouxe inúmeras vantagens para a classe. As pessoas que davam pouco valor a esta atividade passaram a conhecer melhor seus aspectos técnicos. A exigência de uma formação mínima para o exercício da profissão também contribuiu para que ela fosse reconhecida pela sociedade.
Nos anos 80 e 90 a profissão do Corretor de Imóveis foi consolidada em todo o Brasil. Foram criados 24 conselhos regionais nas principais capitais do país, responsáveis pela fiscalização do exercício profissional.
Relevância do trabalho
O trabalho do Corretor do século XX e do ano 2000 não se restringe mais à comercialização de imóveis. O Corretor passa a agir como um consultor, assessorando o cliente em todas as fases da comercialização do imóvel.
A participação do Corretor é valiosa na averiguação dos aspectos legais envolvidos na transação, como a aprovação da planta pela Prefeitura, a inexistência de planos de desapropriação, a regularização do titular do imóvel etc. A parte contratual também exige uma grande atenção. É importante certificar-se sobre a qualificação completa do proprietário, a descrição detalhada do imóvel e a declaração da inexistência de débitos, entre outros.
Se o imóvel for vendido na planta, o consultor deve averiguar todos os dados sobre a construtora, sua aprovação pelo órgão competente e o contrato. O Corretor também deve estar presente na entrega do imóvel, verificando a qualidade da obra e se foram realizadas as benfeitorias descritas no contrato.