O sistema de videomonitoramento de Camaquã está em fase de treinamento. Na última terça-feira (29), nove policiais militares receberam instruções de como operar os equipamentos, em oito horas de curso. O treinamento desses militares não foi concluído e deve continuar na segunda quinzena deste mês.
Em seguida, haverá novos treinamentos com o restante do efetivo. Após a conclusão dos treinamentos o sistema entrará em fase experimental. As instruções dos policiais militares são ministradas por uma empresa terceirizada. A sala de monitoramento (central), instalada no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Camaquã, conta com quatro televisores e três computadores.
Durante o treinamento de terça-feira, as câmeras foram ligadas pela primeira vez para o teste, mas já foram desligadas. Os equipamentos filmam 360° e registram fotos se for necessário. Existe a possibilidade da utilização de um software para controle de velocidade.
De acordo com o Capitão do 30º Batalhão de Polícia Militar, Marcelo Ferreira, o sistema está em fase de estruturação: “As câmeras auxiliarão muito e inibiram muitos crimes”. Ferreira solicitou ao capitão de Pelotas um maior efetivo policial em Camaquã, para auxiliar no videomonitoramento.