Search
[adsforwp-group id="156022"]

Canguçu está há 15 dias sem transporte escolar

img_5233_foto_1.jpg

Uma comitiva de Canguçu esteve reunida, na terça-feira (6), com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Estado, para cobrar o repasse de verbas para o transporte escolar do município.

A comitiva entregou documento com a decisão judicial, que prevê o repasse dos recursos em até 48 horas. No município, 64% dos estudantes utilizam transporte escolar.

De acordo com a secretária municipal Ledeci Lessa Coutinho, já são duas parcelas atrasadas, cada uma delas, no valor de R$ 245 mil.

— São 15 dias sem transporte escolar, com isso, 1.791 alunos estão prejudicados, sendo 966 da rede municipal e 825 da rede estadual. O protocolo de intenções previa que faríamos o transporte mediante o repasse da verba, e isso não ocorreu — informou, alertando que além do pagamento das parcelas atrasadas, o Estado já deve pensar em alternativas para o próximo ano.

— Canguçu é um município com grande extensão rural, que possui uma rede escolar do interior muito grande, é o maior custo de transporte escolar de todo Estado, portanto, é necessário um olhar diferenciado. O Estado precisa dar uma atenção especial, porque com esta extensão, se não houver os repasses, o município não consegue mais cobrir as despesas — declarou o deputado estadual Zé Nunes (PT), que acompanhou a comitiva.

O diretor do Departamento de Articulação dos Municípios (DAM), Itamar Baptista Chagas, garantiu que o Estado não vai recorrer da decisão, e que serão tomadas soluções imediatas.

A reunião foi solicitada pelo vereador Roda (PT). Ainda integraram a comitiva os parlamentares Cesar Madrid (PP), Cesar Silva (PSB), Cristiano Aguiar (PP) , Neviton Nornberg (PDT), Professor Fininho (PSDB) e o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB).