Nesta sexta-feira (09), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti, o Vermelho. A ação ocorre pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Eles respondem por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Na posição de relator, o ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar. Ele defendeu a condenação da deputada e do hacker. Zambelli negou envolvimento nos crimes.
Alexandre de Moraes propôs uma pena de 10 anos em regime inicial fechado, para a deputada e de 8 anos de 3 meses de reclusão para Delgatti. Segundo o magistrado, os crimes foram comprovados e a denúncia descreveu “todos os fatos que compuseram a cronologia do plano criminoso”.
O processo de votação está aberto até a próxima sexta-feira (16), na plataforma virtual de julgamentos do STF. Por meio dessa modalidade, não há debate entre os ministros. Eles registram os votos no sistema online. Junto com Alexandre de Moraes, compõem a Primeira Turma os ministros Cristiano Zanin (presidente do colegiado), Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.