A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (FENTIFUMO) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul (STIFA) participaram de duas agendas realizadas nos ministérios das Relações Exteriores e Casa Civil, em Brasília. A pauta, endossada por demais entidades representativas do setor produtivo do tabaco, diz respeito à participação brasileira na Conferência das Partes da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (COP-10), que ocorre em novembro, no Panamá.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Segundo o Presidente da FENTIFUMO e do STIFA, Gualter Baptista Júnior, dois pedidos principais estão na lista de solicitações do grupo. “Nós, as representações dos trabalhadores, somos parte desta cadeia produtiva, mas não somos ouvidos na COP-10. A gente precisa mostrar que por trás de cada um dos 40 mil trabalhadores do setor tem um cidadão, um CPF, que busca dignidade e que tem sonhos e desejos e como profissional merece ser respeitado”, frisa.
Baptista Júnior revela que a intenção é ter acesso à pauta que o Brasil – signatário da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco desde 2005 – levará para o encontro internacional. Na Casa Civil, a comitiva foi recebida pelo assessor-chefe, Norberto Temoteo de Queiroz, pelo assessor Leandro Brito Lemos e pelo secretário adjunto Gustavo Cupertino. Já no Ministério das Relações Exteriores, foi Igor da Silva Barbosa, chefe da Divisão de Saúde Global, que recebeu as lideranças da região. “Especialmente no Ministério das Relações Exteriores, que faz toda a articulação com as embaixadas internacionais e, no próprio Panamá, nosso pedido para participação na COP-10 foi ouvido. Saímos com uma expectativa positiva destes encontros”, avalia o Presidente da FENTIFUMO e STIFA.
As agendas foram organizadas pelo deputado federal Heitor Schuch e contaram com participação também do presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Vinícius Pegoraro, Romeu Schneider, presidente da Câmara Setorial do Tabaco e Diretor da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Iro Schünke, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e do diretor da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Giuseppe Lobo.
Próxima agenda em Brasília
A Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Controle do Tabaco (Conicq) realiza, no próximo dia 27, uma reunião aberta para debater a questão do tabaco, em Brasília. As entidades ligadas ao setor, em especial a FENTIFUMO e o STIFA deverão participar do encontro.
O encontro tem como objetivo ouvir as posições das partes interessadas em relação aos documentos que irão compor as agendas da 10ª Sessão da Conferência das Partes para Implementação da Convenção Quadro da OMS para controle do tabaco (COP-10) e da 3ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminação do Comércio Ilícito para Produtos de Tabaco (MOP-3), que ocorrem no Panamá entre os dias 20 e 25 de novembro.