Search
[adsforwp-group id="156022"]

Casa do Poeta Camaquense completa 30 anos promovendo cultura

img_22054_foto_1.jpg

A entidade literária mais longeva da Região da Costa Doce, fundada em 31 de março de 1989, a Casa do Poeta Camaquense está registrando 30 anos de atuação. Filiada à Casa do Poeta Brasileiro (POEBRAS), e com um quadro em torno de quarenta associados, a instituição tem como Patrono Eterno, Luiz Carlos Barbosa Lessa; Patrona de Honra, Helena Beatriz de Campos Corleta (autora do Hino de Camaquã); e Patrono Espiritual, Raphael Pires dos Santos.

Dentre os objetivos da entidade estão a descoberta de novos valores literários, o resgate de autores do passado e o incentivo permanente à leitura, além de manter intenso intercâmbio da região Centro-Sul com outros polos culturais. Dentro desta proposta a CAPOCAM homenageia autores locais como Patronos de Gestão, sendo que o Patrono atual é o jornalista Luiz Renato Barboza.

A entidade, que já foi reconhecida com inúmeras distinções e premiações, ao longo dos anos teve como presidentes os escritores: Álvaro Santestevan (idealizador da entidade), Valtencir Kubaszwski Gama, Inez Ramos Crespo, Erotildes Ribeiro Citrini, Roger Silva Tavares e Catullo Fernandes (presidente atual).

Em sua trajetória a associação contribuiu para a publicação de aproximadamente sessenta novos títulos. Para verificar-se a dimensão desta Casa de Poesia, basta traçar um paralelo com o passado: em 125 anos de emancipação, antes do surgimento da CAPOCAM, o Município registrava a edição de apenas sete obras, sendo cinco de poesia.

Diversos eventos são promovidos pela Casa, o mais tradicional, o Cafezinho Poético-Musical, com aproximadamente 100 apresentações, além da participação ativa em Feiras de Livros e Congressos Literários. A Semana da Poesia, em parceria com a Criarte Marketing & Eventos, está em sua 23ª edição, e o projeto de leitura e recitais nas escolas já distribuiu mais de 2 mil livros. Em sua caminhada a entidade editou quatro coletâneas poéticas, e oito edições da revista literária “Cidade da Poesia”, sendo destaque na Feira do Livro de Camaquã, com recorde de lançamentos literários.

Após uma década dedicada à cultura, a instituição recebeu do poder público municipal, no ano de 1999, um espaço próprio, localizado na Praça Cel. Sylvio Luis, tornando-se a única entidade literária no país a ter uma sede social em uma praça. Atualmente a CAPOCAM é considerada uma das instituições culturais mais ativas do interior do Estado, sendo convidada para eventos em todo o Rio Grande do Sul.