Search
Camaquã
30°C
Camaquã
30°C
Saúde

Ceia na mesa a noite toda? Os cuidados para evitar contaminação

Anvisa alerta para boas práticas de segurança alimentar
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Você lê os rótulos de alimentos na hora de comprá-los ou prepará-los? É muito importante, e este é um dos alertas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a milhões de brasileiros que ainda vão às compras nesse período das festas de Natal e Ano Novo.

A agência lembra que desde outubro deste ano está em vigor a nova norma de rotulagem para facilitar a identificação de alimentos altos em açucares, sódio ou gorduras saturadas. Outro lembrete importante: ficar de olho às datas de validade dos produtos.

Na manipulação de alimentos crus, como frutas e verduras, é necessário cuidar bem da higienização. Não deixe de usar água corrente para retirar a terra e pequenos insetos. Se possível, usar produtos para tirar os micróbios prejudiciais à saúde.

Outra recomendação: na hora da ceia, os alimentos quentes devem ser servidos em temperatura alta, acima de 60 graus. Já os frios, podem ficar abaixo de 5 graus. Mais um aviso da Anvisa… não deixe um intervalo de tempo muito grande entre a preparação e o consumo dos alimentos. A chance de diminuir a proliferação de micróbios é bem menor.

Se sobrou comida da ceia, aí guarde na geladeira. Mas é bom lembrar que o prazo para consumo é de no máximo 5 dias. Vai descongelar? Então, evite fazer isso na pia. O recomendado é colocar direto no microondas, ou fazer o degelo numa temperatura abaixo de 5 graus.

Texto: Nelson Lin/Agência Brasil

Tags: Brasil, Saúde