Search
[adsforwp-group id="156022"]
EDUCAÇÃO

Celular na escola: professora fala sobre baixo rendimento de alunos que utilizam o aparelho em aula

Docente aponta a alta no índice de reprovações como resultado do uso de smartphones
Foto: Diego Costa/Acústica FM
Foto: Diego Costa/Acústica FM

No último dia (06), o deputado Gustavo Victorino (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Nº 17 que proíbe o ingresso e uso de telefone celular nas salas de aula das escolas estaduais. O objetivo é potencializar o processo educativo e garantir um ambiente propício ao aprendizado e desenvolvimento dos estudantes.

Na manhã desta sexta-feira (16), a professora Luciana Bergmann concedeu uma entrevista para Acústica FM, onde falou sobre a importância desta discussão e a influência do celular na rotina escolar. A docente leciona no colégio estadual Ana César, em Camaquã.

Conforme a professora, o uso do celular pelos alunos na sala de aula interfere no método de ensino e no resultado:

“Tu dá a aula no quadro, um cálculo e eles não copiam. Ele vai tirar uma foto e não passa para o caderno e dá continuidade porque deletou as fotos”, destaca a docente.

Relatório da Organização Mundial da Saúde de 2019 já alertava para os riscos associados ao tempo excessivo de exposição às telas. Preocupação ampliada pela Unesco no Relatório de Monitoramento Global de Educação de 2023, que destaca os prejuízos para os alunos como menores índices de curiosidade, autodisciplina, estabilidade emocional, além de maiores níveis de ansiedade e depressão.

Confira a entrevista com a professora de física, Luciana Bergmann.

Tags: Celular, Educação