Search
[adsforwp-group id="156022"]

Centro de Diagnóstico de Eldorado do Sul passa a realizar mais exames para detectar doenças em suínos

Foto: Carla Rodenbuch / Seapi
Foto: Carla Rodenbuch / Seapi

A partir de agora, o Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF), de Eldorado do Sul, poderá realizar exames para detectar a Peste Suína Africana (PSA) e a Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRS). A unidade de pesquisa, ligada ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), recebeu autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta semana.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!  

Os exames fazem parte das solicitações do programa de sanidade suídea da Seapi para a vigilância em suínos. A expectativa é que os exames tenham um prazo de até três dias, da entrada do material ao envio do laudo, para ficarem prontos.

“Com isso, o CEPVDF passa a apoiar o Plano de Vigilância para Suínos do Mapa com mais esses dois exames”, destaca o chefe do Centro de Diagnóstico e Pesquisas de Eldorado do Sul, Vilar Ricardo Gewehr.

Centro de pesquisa de Eldorado do Sul faz novos exames para detectar doenças em suínos 2
Acreditação dos ensaios segue padrões internacionais estabelecidos pela norma ISO 17025 adotada pelo Inmetro – Foto: Carla Rodenbuch / Seapi

A unidade de pesquisa já realiza análises de outras doenças, como brucelose, peste suína clássica, doença de Aujezsky e sarna, e por isso integra a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Mapa. A acreditação dos ensaios segue a norma ISO 17025, que estabelece padrões internacionais adotados pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro.

Juliane Galvani, do Programa Estadual de Sanidade Suídea, destaca que os laboratórios credenciados passam a efetuar os testes de triagem para essas doenças, agilizando o diagnóstico e, por consequência, favorecendo a rápida e efetiva atuação do Serviço Veterinário Oficial frente às ocorrências a campo.

“A aprovação da extensão de escopo, obtida pelo CEPVDF para diagnóstico de Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína e Peste Suína Africana, é um ganho para a Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul e segue o Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos do Ministério da Agricultura”, avalia.

Mais informações e contatos do CEPVDF: https://www.agricultura.rs.gov.br/saude-animal-ipvdf