A chacina com sete mortos – cinco homens e duas mulheres grávidas – teve o maior número em um assassinato múltiplo ocorrido em Porto Alegre neste século. As mortes ocorreram na noite desta quinta-feira (20) em uma residência no bairro Passo das Pedras, na zona norte de Porto Alegre. As identidades e a motivação do crime ainda não foram divulgadas pela polícia. Uma oitava pessoa foi ferida e foi encaminhada a um hospital. O estado de saúde é considerado grave. Esta foi a 15ª chacina na Região Metropolitana em 2018.
Há um mês, o Rio Grande do Sul registrou a maior chacina do Estado desde 2000. Na noite de 18 de junho, oito pessoas foram mortas em Viamão. Um mês depois do crime, a Delegacia de Homicídios do município informou que vai solicitar à Justiça a prorrogação do prazo de investigação do ataque.
O caso de Viamão foi considerado mais uma comprovação da nova tática utilizada pelos grupos criminosos que disputam territórios do tráfico na Região Metropolitana: invadem áreas dominadas pelos rivais e matam indiscriminadamente quem enxergam em torno de um local alvo.