Search

Chama Olímpica desembarca em solo brasileiro

img_7788_foto_1.jpg

A chama Olímpica desembarcou em solo brasileiro por volta das 7h30min desta terça-feira, quando o avião que trouxe a lamparina, escoltado por dois caças da Força Aérea Brasileira, pousou no aeroporto de Brasília. As informações são do Jornal Zero Hora. 

Vinda de Lausanne, na Suíça, sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), aos cuidados de quatro guardiães, o fogo símbolo dos Jogos já vinha sendo monitorado desde as 3h, quando a aeronave ingressou no espaço aéreo brasileiro. 

A cerimônia, na pista do aeroporto Juscelino Kubitscheck, foi acompanhada por centenas de jornalistas e transmitida ao vivo para dezenas de países. Foram apenas cinco minutos de evento antes de a chama ser transportada para o Palácio do Planalto e dar sequência às atividades. 

Um evento no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff, celebrará a chegada do símbolo do espírito do esporte, e caberá à bicampeã olímpica Fabiana, capitã da seleção de vôlei feminino, ser a primeira atleta a conduzir o fogo olímpico. 

Dilma discursará por volta das 10h, logo após recepcionar o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, que entrará com a tocha por uma entrada lateral do Planalto, às 8h50min. Nuzman irá até a sala de Dilma e juntos os dois descerão a rampa interna do Planalto para a cerimônia. 

Nuzman chegou trazendo a chama Olímpica em uma lanterna para acendimento da pira. Em seguida Dilma recebe das mãos do presidente do Comitê a tocha olímpica, que será entregue para a bicampeã olímpica Fabiana Claudino (vôlei) que descerá a rampa com a tocha acesa, dando início ao revezamento. Neste momento, sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça vão sobrevoar a Esplanada dos Ministérios.

Brasília foi escolhida para iniciar o revezamento da tocha olímpica, que vai durar 95 dias até o dia de abertura do evento. A chama percorrerá 20 mil quilômetros por rodovias e 10 mil milhas aéreas. Segundo o governo, mais de 12 mil pessoas em 335 cidades terão a oportunidade de carregar o fogo olímpico. 

A jornada da chama começou no dia 21 de abril, em Olímpia, na Grécia, cidade-berço dos Jogos, e termina em 5 de agosto, no Rio de Janeiro, no acendimento da pira olímpica, na cerimônia de abertura da competição.