Nos próximos sete dias, o tempo chuvoso deverá predominar em todo o Rio Grande do Sul, com chuvas mais expressivas na Região Central, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 19/2020 divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater-RS e Irga.
Nesta sexta-feira (27/11), após a chegada de uma frente fria que deixou o tempo chuvoso em todo o RS, o sistema frontal avança em direção a Santa Catarina, mas ainda há ocorrência de chuvas e trovoadas isoladas na Metade Norte do Estado. No sábado e domingo, um sistema de baixa pressão provocará pancadas de chuva e trovoadas isoladas sobre todo o Rio Grande do Sul. Entre a segunda e terça, as instabilidades persistem, principalmente no Oeste, Centro e Norte do Estado. Apenas na região Sul haverá redução das chuvas, porém o tempo nublado deverá persistir.
Na quarta-feira (2/11), um sistema ciclônico atuará sobre o Estado ocasionando pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de ventos e descargas atmosféricas no decorrer do dia.
Os totais de chuva mais significativos previstos deverão oscilar entre 80 e 120 mm nas Missões, Depressão Central e na Serra do Nordeste. Nas demais regiões do Estado, os valores deverão variar entre 40 e 70 mm.
O boletim também avalia as condições atuais das culturas de trigo, soja, milho e arroz. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.