Search
[adsforwp-group id="156022"]

Chuva aumenta nesta segunda-feira no Estado

img_8835_foto_1.jpg

O avanço de ar mais gelado pelo Norte da Argentina, nesta segunda-feira, reforça a instabilidade sobre o Sul do Brasil. O dia será de muitas nuvens no Rio Grande do Sul e vai começar com chuva fraca ou garoa em pontos do Estado. Da tarde para a noite, sobretudo no fim do dia, nuvens mais carregadas se formarão e deverá chover forte e com trovoadas em várias regiões. 

Sobretudo nas Metades Norte e Leste do Estado, não se afasta granizo isolado. Os volumes de chuva podem ser altos entre a segunda metade do dia e o começo da terça em algumas cidades. Esfria mais no Oeste e no Noroeste. 

Em Camaquã, a temperatura varia entre 15ºC e 20ºC. As mínimas rondam os 9°C em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar aos 21°C em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 14°C e 19°C. 

Os volumes de chuva nos últimos sete dias, no final de agosto e neste começo de mês, variaram entre 50 mm e 150 mm em quase todos os municípios. Com o avanço do ar mais gelado, a instabilidade aumentará com chuva por vezes forte, o que vai elevar ainda mais os acumulados. 

Ciclone extratropical a Sudeste do Chuí, na terça, vai trazer vento forte para grande parte do Estado, sobretudo da tarde para a noite. Ventania forte é ainda esperada na quarta, especialmente na Metade Leste. As rajadas devem se situar entre 60 km/h e 70 km/h na maioria das áreas, mas em pontos da costa e da região das lagoas, além de locais de maior altitude, podem ficar entre 80 km/h e 100 km/h. 

Com isso, a MetSul alerta que há risco de queda de árvores e cortes de luz. Entre a tarde e a noite de terça o tempo melhora em várias regiões e a segunda metade desta semana terá predomínio do tempo seco com noites frias e geada em parte do interior.