Search
[adsforwp-group id="156022"]

Chuva castiga Sentinela do Sul

img_1066_foto_1.jpg

A chuva forte que caiu nesta terça-feira (18) sobre o Estado provocou estragos em diversos pontos.

Nas proximidades de Porto Alegre, até o meio-dia, Tapes e Sentinela do Sul eram os municípios mais prejudicados.

Tapes, porém, em breve poderá ser atingida pelo grande volume de água que desce em direção à Lagoa dos Patos.

Em Sentinela do Sul, o acumulado de chuva somou 200 milímetros. A água invadiu ruas e deixou pontes submersas.

A localidade de Passo Grande foi a mais prejudicada, com 80 famílias que veem a água avançar contra as portas de suas casas.

Segundo o prefeito do município, Marcus Vinícius Vieira de Almeida (PP), a vizinha Tapes deverá ser mais atingida, pois as sangas e arroios que transbordaram em Sentinela descerão em direção ao município, desaguando na Lagoa dos Patos.

Na manhã desta terça, a Defesa Civil de Porto Alegre, que responde pela região, afirmou que não conseguia contato com a coordenadoria de Tapes e não tinha idéia da extensão dos estragos.

Na BR-116, uma queda de barreira no km 314, em Barra do Ribeiro, prejudicou o fluxo, obrigando os veículos a transitarem na pista contrária. Mais adiante, no km 356, rente ao Distrito Industrial de Sentinela do Sul a água invadiu a pista e os veículos continuavam com passagem, porém precisando reduzir a velocidade a menos de 20 km/h. Em Tapes, veículos leves não passaram na BR-116 por causa dos alagamentos.

Área rural muito atingida

A forte chuva que cai sobre a região de Sentinela do Sul causou o cancelamento das aulas em escolas do município.

Para quem deseja chegar à cidade no sentido Capital-Interior, a alternativa é um desvio no km 466 da BR-116, que vai até o trevo de acesso a Sentinela do Sul. O problema é que a estrada que leva até lá é de terra, e a PRF não ter o conhecimento das condições em que esta se encontrava. Para fazer o trajeto Interior-Capital, a opção ficou com trajeto inverso, tomando o desvio no trevo de acesso e saindo no km 466 da BR-116.

Segundo a MetSul Meteorologia há previsão de chuva moderada a forte para esta quarta, principalmente pela madrugada. O Instituto disse que pode passar de 50 mm. Para a semana o destaque será a ocorrência de ventos fortes na região (rajadas acima 80 km/h) e retorno do frio no final do dia.