Um temporal histórico atingiu o Rio Grande do Sul na noite de sábado (2), causando transtornos e prejuízos em diversas cidades do Sul do Estado. Em Jaguarão, na divisa com o Uruguai, o volume de chuva foi tão intenso que chegou a 140 milímetros em apenas duas horas, superando a média esperada para todo o mês de novembro, que é de 95 milímetros.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A força da água provocou estragos significativos na cidade. Árvores foram arrancadas, ruas ficaram alagadas e diversos veículos foram arrastados pelas correntezas. Em Arroio Grande, também no Sul do Estado, a situação foi semelhante, com alagamentos em residências e ruas.
De acordo com a Defesa Civil, 14 casas foram atingidas pela enxurrada em Arroio Grande, mas não houve registro de desabrigados ou desalojados. A situação já está sendo normalizada no município.
Em Pelotas, a chuva também causou transtornos, com pontos de alagamento no bairro Laranjal. No entanto, os danos foram menores em comparação com as outras cidades atingidas.
Alerta para novos episódios de chuva no RS
A Climatempo alerta que a frente fria que causou os temporais está se afastando, mas o tempo deve permanecer instável em todo o Estado. Para a segunda-feira (4), a previsão é de chegada de uma nova frente fria, o que pode intensificar as condições climáticas e provocar novos temporais.