Search
[adsforwp-group id="156022"]

Chuva de granizo provoca transtornos em estradas e cidades gaúchas

Foto: PRF
Foto: PRF

Uma rápida e intensa tempestade provocou diversos transtornos nas rodovias e cidades gaúchas, durante o início de noite desta segunda-feira (15). Por volta de 19h30, quedas de árvores bloquearam o trânsito em trechos da BR-116 e  problemas se estenderam até Barra do Ribeiro. A Polícia Rodoviária Federal atendeu a ocorrência, prestando auxílio durante os problemas no local. 

O temporal acompanhado de chuva de granizo, raios, trovoadas e vento forte inspirou a atenção de motoristas e pedestres no início de noite em Porto Alegre. De acordo com diversos registros de ouvintes da Acústica FM, as pedras chegaram a quatro centímetros de comprimento.  Por volta das 21h40, o trecho começou a ser liberado, mas seguia com lentidão em ambos os sentidos devido a um congestionamento que superava 10 quilômetros.

Conforme apontou a Metsul.com, duas condições favorecem a formação de chuva, inicialmente por conta do ingresso de ar quente com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que, com a elevada umidade, formam nuvens de chuva com raios ainda na madrugada, condição que persistiu durante o dia. Segundo o portal, a atmosfera quente proporcionou as quedas de raios e descargas atmosféricas. 

Ainda, a previsão é de chuvas fortes na próxima quarta-feira (17), com a entrada de uma massa de ar polar na Zona Sul. As mínimas devem atingir os 3°C na região e a umidade relativa do ar ficará abaixo de 80% no decorrer da semana.

O coordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, destaca que todas as equipes estão de prontidão para atender possíveis ocorrências causadas pelo mau tempo, especialmente pelo vento, que pode romper a barreira dos 60 km/h causando risco de quedas de fios, árvores e postes.

A reportagem da Acústica FM registrou o fenômeno na Cidade Baixa:

<a href="http://”>