Search
[adsforwp-group id="156022"]

Chuva negra e céu alaranjado: A fumaça que atinge o Rio Grande do Sul

img_35924_foto_1.jpg

A manhã desta sexta-feira (02) foi marcada por uma nebulosidade que trouxe chuva e muitos raios em Porto Alegre. Porém, o que chamou atenção na Capital do Estado foi a coloração do céu que estava com um tom alaranjado, remetendo ao céu de San Francisco, na Califórnia, que ficou com aspecto semelhante devido a incêndios florestais nos Estados Unidos.

O motivo aqui no Brasil é bem parecido, já que o que ocasionou essa cor no céu do município foi a fumaça proveniente do Pantanal. Imagens de satélite mostravam nesta manhã um denso corredor de fumaça avançando da Amazônia até o Sul do País. A capital paulista também teve situação parecida em 2019 quando o dia virou noite devido uma fumaça vinda de incêndios na Bolívia e Amazônia.

Ouvintes da Rádio Acústica FM relataram também uma coloração escura em telhados, caixas d’água e piscinas em diversas regiões do município. O fenômeno conhecido como chuva negra acontece quando as partículas da água da chuva são atingidas pela fuligem proveniente da fumaça, neste caso, das queimadas do bioma Pantanal.