Search
[adsforwp-group id="156022"]

Chuva passa da metade da média do mês nesta quarta em Porto Alegre

img_5420_foto_1.jpg

A forte chuva que começou a cair no final da tarde com força em Porto Alegre rapidamente causou transtornos em diversos pontos da cidade. De acordo com Sistema de Vigilância Meteorológica de Porto Alegre – Metroclima, somente nesta quarta-feira choveu, até as 22h45min, 61 mm no Centro, enquanto a média histórica do mês é de 114,3 mm.

Em menos de 30 minutos de temporal, várias regiões da cidade, entra elas o Centro, registraram alagamentos. De acordo com a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), pelo menos 21 pontos chegaram a sofrer bloqueios parciais em razão do acúmulo de água. As chuvas causaram a elevação do nível do Guaíba, que chegou a subir até 4 centímetros, mas recuou um pouco por volta das 23h.

Trensurb fecha estações

Por conta da chuva, a Trensurb fechou as estações Mercado, Rodoviária e São Pedro por volta das 21h. O motivo foi alagamento entre e a São Pedro e a Farrapos. Pelo menos cinco ônibus foram acionados para levar os passageiros da estação Farrapos até a parte final da viagem, em Novo Hamburgo. Esta foi a segunda vez em seis dias que houve interrupções parciais no serviço em razão do acúmulo de água.

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter, todas as casas de bombas de Porto Alegre estão em pleno funcionamento. Entretanto, o acúmulo de lixo atrapalha o serviço. Conforme ele, apenas nesta quarta-feira o material retirado da bomba 16, que atende à região da avenida Voluntários da Pátria, encheu dois contêineres de lixo. Boelter admitiu que o volume de chuva foi mais do que a cidade pode suportar em um curto espaço de tempo.

Desvio nos ônibus

O temporal também gerou transtornos aos usuários de ônibus. Na zona Sul de Porto Alegre, os coletivos tiveram que fazer desvios na avenida Tramandaí, no bairro Ipanema, por alagamentos.

Apesar da diminuição na intensidade da chuva ao longo da noite, o Metroclima alerta que os radares metrológicos indicam para chuva nas próximas horas.

Voo da Gol arremete no Salgado Filho

O mau tempo fez um avião da Gol arremeter no aeroporto Salgado Filho na noite desta quarta-feira. O voo 1278 vindo do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, tinha chegada prevista para as 22h36min, mas pousou com 20 minutos de atraso em razão do procedimento.

A Gol esclareceu que o procedimento é normal quando o piloto não tem visibilidade da pista e é adotado por medida de segurança.