Search
[adsforwp-group id="156022"]

Chuva só para na terça-feira no RS; confira a previsão

img_17475_foto_1.jpg

O tempo fechado que marcou o amanhecer do domingo (2) na Capital deve se manter em todo o Rio Grande do Sul ao longo do dia. A expectativa de tempo firme é apenas para a terça-feira.

A previsão é de chuva forte e sensação térmica baixa no domingo. Para o Litoral Norte e o leste do Estado estão previstos ventos intensos, superiores a 60 km/h, conforme a Somar Meteorologia.

Existe possibilidade de temporal no Norte, principalmente nos municípios que fazem divisa com Santa Catarina, segundo a Somar Meteorologia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja (perigo) para essa região e parte de Santa Catarina, com chance de acumulados de 30 a 100 milímetros por hora e rajadas de vento de 60 a 100 km/h. O aviso do órgão, que também atenta para o “risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, vale para o período das 11h de sábado às 22h de domingo.

O mês começou com temperatura abaixo do normal em Porto Alegre. Segundo a Somar, a Capital teve o agosto mais frio dos últimos cinco anos e o mais chuvoso desde 2014. O sábado foi marcado pela chuvarada. Tramandaí, no Litoral Norte, teve o maior acumulado entre a noite de sábado e o domingo, de 33,8 milímetros. Campo Bom ficou com 26 mm e Frederico Westphalen, com 25,8 mm. Porto Alegre e Teutônia registraram 17 mm.

Para a segunda-feira (3), a previsão é de tempo instável no Estado. Pancadas de chuva predominantes pela manhã na faixa centro-leste. Na Capital e Litoral, o tempo fica fechado por todo o dia, com chuva a qualquer hora. Na faixa oeste, o ar mais frio e seco toma conta, diminuindo bastante a sensação térmica. As temperaturas não sobem no Estado.

Segundo a Marinha Brasileira, há alerta para ressaca em grande parte do litoral gaúcho até a manhã de quarta-feira (5), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros de altura. O tempo só fica estável na terça-feira, quando a frente fria que manteve a chuvarada dos últimos dias se afasta do Estado.