Enquanto boa parte do país lida com excesso de calor, o Rio Grande do Sul vive o oposto. Com frequentes chuvas e grandes acumulados em vários municípios gaúchos, o Meteorologista da Sala de Situação da Defesa Civil do RS, Lucas Fernandez, trouxe detalhes sobre o que estaria influenciando as chuvas constantes na região, monitoramento para alterações bruscas e também abordou a previsão para os próximos dias durante o programa Primeira Hora na manhã desta terça-feira (14).
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Conforme Fernandez, no norte e noroeste, serra e nordeste do estado, haverá grandes acumulados até o sábado (18), batendo até 400 mm de chuvas. O fenômeno El Nino favorece a presença de umidade, juntamente com um sistema de baixa pressão e o fluxo de umidade vindo do Norte, influenciam para a presença de constantes chuvas em várias partes do estado.
Para região Centro Sul, o Meteorologista da Sala de Situação da Defesa Civil do RS, disse que a parte norte da Costa Doce podem ter chuvas com acumulados de 100 a 125 mm. Já a parte Sul, pode ter ocorrência de temporais com acumulados de 100 mm. Na próxima semana, é esperado o retorno das temperaturas elevadas e a diminuição das chuvas na Região da Costa Doce.