Search
[adsforwp-group id="156022"]

Cientista choca o mundo ao descobrir novas doenças, piores que a covid-19

img_38019_foto_1.jpg

Um cientista que ajudou a descobrir o devastador vírus Ebola diz que uma futura pandemia provavelmente será “mais apocalíptica” do que o coronavírus. O professor Jean-Jacques Muyembe Tamfum trabalha na linha de frente da identificação de novos patógenos desde 1976, quando, como um jovem pesquisador, coletou amostras de sangue de vítimas da doença então desconhecida que matou quase 90% dos pacientes.

– TOQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP GRATUITAMENTE

Acredita-se que o Ebola, que é um vírus em forma de verme no sangue de pacientes, se espalhou pela primeira vez para humanos a partir de um animal, possivelmente um morcego. “Estamos agora em um mundo onde novos patógenos surgirão. E é isso que constitui uma ameaça para a humanidade.” disse ele à CNN.

Covid-19 é uma doença zoonótica, e a teoria prevalecente ainda é a de que o vírus atingiu os humanos em um mercado úmido em Wuhan no final do ano passado. Mas o professor Muyembe diz que as futuras pandemias serão ainda mais devastadoras, dizendo “sim, sim, acho que sim” quando perguntado se também serão “mais apocalípticas” do que Covid.

Outros especialistas em saúde pública também alertaram que as doenças zoonóticas estão aumentando devido a práticas ambientais insustentáveis.

Médicos em Kinshasa estão tratando atualmente de uma mulher que apresenta sinais de febre hemorrágica. Eles estão testando ela para o Ebola, mas estão preocupados que ela possa ser a paciente zero de uma nova “Doença X” com potencial de se espalhar tão rapidamente quanto o coronavírus – mas também com a terrível taxa de mortalidade do Ebola, entre 50 e 90%.

“Todos nós devemos ter medo”, disse o Dr. Dadin Bonkole, que está tratando do paciente, à CNN. “O ebola era desconhecido. Covid era desconhecido. Precisamos ter medo de novas doenças”, complementou ele.

Daily Star