Search
[adsforwp-group id="156022"]

Cinco mortes brutais em duas semanas em Encruzilhada do Sul

img_9064_foto_1.jpg

Nas duas capelas da Funerária Silveira, uma ao lado da outra, no Centro de Encruzilhada do Sul, os dois caixões foram mantidos fechados. A cena representava a brutalidade de mais dois crimes ocorridos no fim de semana. Satiro Luz de Lacerda, de 62 anos, foi morto a golpes de facão. A vítima ainda teve a cabeça decepada pelo autor, um adolescente de 17 anos, que foi apreendido pela polícia. Um dia antes, no sábado, Ronildo Silveira Lima, de 74 anos, foi morto a pedradas no pátio de casa. Até ontem, haviam sido registrados cinco assassinatos no município em apenas duas semanas. 

No último dia 21, Diva Sandri Beckencamp (foto), de 53 anos, cunhada de Satiro, esteve no mesmo local para o velório de um familiar do neto. O caso também chocou os moradores. Marcelo Oliveira dos Santos, de 33 anos, havia sido morto a golpes de facão quando retornava para casa após o desfile de 20 de Setembro. “Eu não pensei que ia acontecer aquilo comigo. Agora estou aqui velando o meu cunhado.” A mulher, que esteve na moradia de Satiro depois que o corpo foi removido, está horrorizada com a brutalidade. “É muito chocante para a gente. Por que fazer aquilo com uma pessoa que não fazia nada para ninguém? Tirar a vida de um trabalhador.” 

O crime aconteceu no início da tarde de domingo, em uma casa na Rua Professora Santa Júlia, onde Satiro vivia há pouco mais de um ano. O lugar é conhecido como Beco do Quilião. Durante a manhã, ele teria bebido junto com um adolescente. Logo após o meio-dia, vizinhos ouviram gritos. Satiro pedia por socorro. Os moradores acionaram a Brigada Militar. Durante a briga, ele teria tentado fugir, mas foi atingido com um golpe de facão nas costas. Em seguida, já caído ao chão, foi alvo de uma sequência de faconaços. “Por fim, ele decapitou a vítima e jogou a cabeça no pátio ao lado. Foi uma brutalidade imensa”, relatou o delegado Anderson Faturi. 

Quando saía da residência, o adolescente de 17 anos se deparou com os policiais militares. Ele estava com as roupas sujas de sangue. Informalmente, o menor negou à polícia ser o autor do crime, mas se recusou a prestar depoimento. Ainda assim, o delegado tem convicção de que ele foi o responsável. “Uma roupa e um par de calçados dele ficaram no local. Além disso, ele estava com as roupas sujas de sangue.” O adolescente foi encaminhado ontem a uma unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). 

Moradora de Rincão da Formiga, no interior, Diva conta que está apavorada com os casos de violência no município. “ A gente não tem nem o que dizer. Fica todo mundo com medo. A gente no interior e uma violência dessas. A gente só espera justiça. Hoje foi o meu cunhado. Amanhã pode ser com outra pessoa.” Satiro trabalhava com o corte de acácias e residia sozinho. Era solteiro e não tinha filhos. O corpo foi sepultado às 17h30 de ontem, no Cemitério Municipal. “Todo mundo gostava dele. Era uma pessoa muito boa. Não incomodava ninguém. Trabalhava das 5 da manhã até as oito da noite.” 

 

Três adolescentes foram apreendidos 

O envolvimento de adolescentes nos crimes é o que mais choca a polícia junto com a violência dos assassinatos. Além do menor flagrado no fim de semana, na semana passada, dois adolescentes, de 16 e 17 anos, haviam sido apreendidos após duas mortes. Inicialmente cogitava-se que se tratavam de dois latrocínios, no entanto, a conclusão é de que houve homicídios seguidos de furto. Em ambos os casos, um dos suspeitos, que está foragido, tinha desentendimentos com as vítimas. Tanto Marcelo Oliveira dos Santos, 33 anos, como Carlos Eduardo Fonseca Peixoto, 40 anos, foram mortos com golpes de facão. Eles tiveram o celular e a carteira levados.

 

Corpo foi encontrado dentro de tonel em pátio de casa 

Outro crime que chocou o município foi a morte de Ronildo Silveira Lima. O idoso residia sozinho, em uma propriedade próxima da RSC–471. No sábado, um homem disse a um frentista que havia matado e “picado” Ronildo. O funcionário não acreditou na história. No entanto, no dia seguinte, como não viu mais o morador, decidiu procurá-lo. O corpo foi encontrado em um tonel nos fundos da residência, coberto por garrafas pet. 

Com a chegada da perícia, o cadáver foi removido e descobriu-se que ele foi morto com pedradas na cabeça – mas não havia sido esquartejado, como se chegou a cogitar. A polícia suspeita que a vítima estava sentada em frente à residência, quando o assassino chegou. Ronildo teria tentado escapar, mas foi alcançado e agredido. O autor amarrou mãos e pés da vítima para esconder o corpo no tonel. 

Alguns eletrodomésticos e outros itens da casa foram encontrados no pátio. A polícia acha que o matador pretendia levar os objetos. O caso, conforme Faturi, é tratado como homicídio seguido de furto. O suspeito já havia ameaçado a vítima. Um registro de roubo foi feito por Ronildo no fim de setembro, indicando o mesmo homem como autor do assalto. “Ele tinha a intenção de matar”, disse Faturi.  

 

OS CRIMES 

2 de outubro

Satiro Luz de Lacerda, 62 anos, foi assassinado a golpes de facão dentro de casa, na Rua Professora Santa Júlia. Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido e encaminhado à Fase. 

1º de outubro 

Ronildo Silveira Lima, de 74 anos, foi morto a pedradas no sábado na propriedade em que vivia, na localidade da Quinta, próximo das margens da RSC–471. Seu corpo foi encontrado dentro de um tonel nos fundos da moradia. A polícia já tem um suspeito. 

21 de setembro

Mário Garcia de Garcia, 51 anos, foi morto com golpes na cabeça dentro de casa, no Bairro Cohab. A vítima chegou a ser socorrida por vizinhos, mas morreu no dia seguinte. Dentro da moradia foi encontrada uma pá suja de sangue. A polícia acredita que houve latrocínio (roubo seguido de morte) e já tem um suspeito do crime. 

20 de setembro

Marcelo Oliveira dos Santos, 33 anos, foi assassinado a golpes de facão na Rua Zeno Pereira Luz, na Vila Xavier. Dois adolescentes foram apreendidos pelo homicídio e encaminhados à Fase. Um jovem continua foragido. 

19 de setembro

Carlos Eduardo Fonseca Peixoto, 40 anos, foi morto em Vila da Fonte. Os mesmos adolescentes apreendidos pela morte de Santos confessaram ser os autores desse assassinato. Outro suspeito, de 18 anos, está foragido.

 

Foragido 

Maicon Peixoto de Lima, 18 anos, é considerado foragido, após ter a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele é apontado pela Polícia Civil como suspeito de dois homicídios cometidos em 19 e 20 de setembro. Quem tiver informações sobre o seu paradeiro deve entrar em contato com a Polícia Civil, pelo 197, ou com a Brigada Militar, pelo 190.