Search
[adsforwp-group id="156022"]
Polícia

Cinco pessoas são presas em ação contra quadrilha de estelionatários em Pelotas

Operação conjunta deu cumprimento a seis mandados nesta terça-feira (14)
Não apagar - flagrado - Policia - crimes - Condenado - estupros - Justiça Foto: Acústica FM
Foto: Acústica FM

A Polícia Civil através da Delegacia de Polícia de Pelotas (1ªDP), deflagrou na manhã dessa terça-feira (14), a Operação Mendax. Nesta ação, foram cumpridos seis Mandados de Busca e Apreensão, e efetivada a prisão de cinco pessoas, que integravam uma quadrilha especializada em fraudes contra idosos.

Conforme a Delegada titular da 1ª DP de Pelotas, Walquiria Meder, o grupo criminoso atuava através de uma empresa de fachada, no centro do município:

“A quadrilha atuava na área central da cidade e utilizava uma financeira de fachada na aplicação das fraudes. A ação consistia em abordar idosos na rua, oferecendo a renegociação de empréstimos. As vítimas, atraídas pelas condições irresistíveis, eram levadas até a empresa, onde eram convencidas a tirar fotografias, e entregar documentos, cartões bancários e telefones celulares”, detalha.

A partir deste esquema, um dos golpistas distraía a vítima, enquanto os demais realizavam compras e saques com os cartões, além de contratar novos empréstimos.

Segundo a delegada, as vítimas, em sua maioria, são pessoas humildes e de pouca instrução, que somente vinham a entender o que havia de fato ocorrido muito tempo depois. Todos os valores eram desviados para contas gerenciadas pela quadrilha, e os idosos acabavam com sua situação financeira extremamente agravada pelas novas dívidas adquiridas.

Durante as investigações, que iniciaram há cinco meses, foram identificadas mais de 20 vítimas, que juntas tiveram um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 200 mil.

A operação ocorreu de forma conjunta, com o apoio da 2ª DP, 3ªDP, DEAM e DPHPP de Pelotas. Após os procedimentos policias de praxe, os presos serão encaminhados aos Presídios Regionais de Pelotas e Rio Grande.

No dia seguinte, foram presos mais dois suspeitos da quadrilha em Bagé, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que anteriormente não haviam sido encontrados. Com isto, totalizando cinco presos.

Tags: delegacia, Pelotas, Polícia Civi