Search
[adsforwp-group id="156022"]

Cine Teatro Coliseu recebe 2º RS Guitar Festival

img_13592_foto_1.jpg

Nesta quarta-feira (22) tem show do 2º RS Guitar Festival no Cine Teatro Coliseu com o grupo Camerata Violões de Porto, participação da bailarina Ana Medeiros, e do grupo argentino Luiz Charrazeta Cuarteto. As apresentações iniciam às 20h e a entrada é franca.

Durante a tarde, Marcel Estivalet estará ministrando o workshop Descobrindo o Violão Clássico, às 16h30 min no Cine Teatro Coliseu – Rua Duque de Caxias, 190. Ingressos e inscrições pelo site www.guitarfestival.com.br.

 

2º RS Guitar Festival 

O 2º RS Guitar Festival reunirá violonistas da Europa e América Latina entre os dias 21 e 23 de novembro de 2017, em Porto Alegre e Camaquã, para uma série de apresentações e workshops com entrada franca. Com direção artística de Eduardo Castañera, o evento insere o Rio Grande do Sul no circuito internacional de festivais de violão, a exemplo do que acontece em Cordoba (Argentina), com o Andes y Sierras Guitar Festival, e na região de Cévennes (França), com o Le Cévennes Guitar Festival, e em outras partes do mundo. Durante os três dias do evento o público poderá conferir toda a versatilidade do violão em uma programação diversificada com diferentes gêneros e estilos musicais. A fim de contribuir para a formação de novas plateias, o projeto contempla a realização de concertos didáticos para escolas. A iniciativa tem o patrocínio da Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma, via financiamento do Pró-cultura RS LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. 

 

Camerata Violões de Porto (RS)

Formada no início de 2017 e tendo já se apresentado em diversas séries e festivais, a camerata “Violões de Porto” é o encontro de 8 violonistas profissionais para tocarem juntos no formato de uma mini-orquestra. A partir do apoio da Casa da Música de Porto Alegre e sob a coordenação do renomado violonista argentino Eduardo Castañera, o grupo se propõe a executar obras originais e arranjadas para esta formação, indo do barroco ao contemporâneo de diversos cantos do mundo e apresentando a sonoridade do violão para além do formato solo ou de acompanhamento, inovando com cores, intensidade e perfomance. Com sede de ensaio em Porto Alegre, o grupo é formado por músicos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, são eles Adriano Flesch, Amanda Carpenedo, Bruno Duarte, Douglas Wagner, Felipe Herbert, Lucas Araújo, Marcel Estivalet e Thiago Kreutz.

 

Luiz Chazarreta Cuarteto (Argentina)

Grupo composto por Gastón Soloaga , Alvaro Canavesi, Carlos Chazarreta y Luis Chazarreta, aborda repertório tangueiro num amplo leque estilístico que inclui autores como Arolas Salgán, Piazzolla, entre outros. Quarteto, baseado no antigo formato de trio de violões e mais um violão grave, recria a sonoridade de obras clássicas do gênero, transcritas e arranjadas por Luis Chazarreta, diretor do grupo. Tem apresentado em diversos festivais em Buenos Aires , Córdoba , Rosário, Mendoza , Catamarca e em várias edições do reconhecido “Festival Guitarras del Mundo”.