No dia 16 de outubro, quarta-feira, na cidade de Araripina, no Pernambuco, iniciará oficialmente a programação do “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”. Na agenda estão apresentações do espetáculo teatral “A mulher que queria ser Micheliny Verunschk,” da Cia Stravaganza, de Porto Alegre, “Povo Bantu”, apresentação musical de Marguerite Silva Santos, Gilberto Oliveira, Tuti Rodrigues e Fátima Farias, de Porto Alegre, que resgata as raízes africanas do Rio Grande do Sul, e “Dkg Dekilograma – Teoria do ponto final”, atividade literária do artista porto-alegrense Daniel Guedes.
Logo no dia 21, já começam as atividades em Brasília, no Distrito Federal, através do projeto. Por lá, a programação é composta por uma oficina literária sobre a criação de vilões com Ana Terra, de Cachoeirinha, o solo de dança “Chula”, da bailarina Emily Borghetti, de Porto Alegre, e “Redoma”, show musical de Paola Kirst & Kiai, de Porto Alegre e Rio Grande. A agenda completa pode ser conferida a seguir.
“A programação do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ foi montada através de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o nosso Estado este ano”, explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.
“Nossa curadoria avaliou 525 propostas para a seleção dos contemplados – 24 projetos de artes cênicas, 24 projetos de música e 24 projetos de literatura – que, agora, serão apresentados pelo Brasil em uma grande vitrine para fomentar e incentivar os nossos talentos e a cadeia criativa gaúcha, que é tão pujante. Cada projeto contemplado irá realizar três apresentações, com cachê e todos os custos de hospedagem, alimentação e transporte mantidos pelo Sesc. Pra nós, é uma alegria viabilizarmos esta iniciativa e, através dela, sermos parte da retomada do setor, que ainda vive os impactos deste triste capítulo de nossa história”, complementa a gerente.
O “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil” é uma iniciativa do Sesc/RS em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. O projeto conta com o apoio dos departamentos regionais do Sesc de diversos Estados, que organizam as apresentações locais nas diferentes cidades brasileiras. Na lista de artistas contemplados estão talentos de municípios gaúchos como Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Encantado, Feliz, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Pelotas e Porto Alegre.
O processo de seleção contou com a participação do Governo do Estado, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado (SatedRS), da Câmara Rio-grandense do Livro e do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul. Receberão apresentações o Distrito Federal e os estados do Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Goiás.
Para saber mais informações sobre as apresentações, horários e locais, acesse o site do Sesc e confira a programação completa.
Sobre Sesc-RS
Com 78 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 53 Unidades no Estado, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.