A qualidade da saúde bucal é fundamental, tanto pra autoestima, quanto pra saúde. A Rádio Acústica FM recebeu a cirurgiã dentista Thaíse Tietz, que falou sobre um novo procedimento odontológico: um tratamento com lentes de contato dental. “Se nos olharmos no espelho e não estamos satisfeitos com nosso sorriso, diminuirá a autoestima e não conseguimos nem sorrir livremente”, destacou a dentista.
Segundo Thaíse, as lentes de contato são normalmente indicadas por razões estéticas, sendo capazes de corrigir desde pequenas imperfeições de forma dental até dentes anteriores com pequenas fraturas ou com diastemas. Podem ser usadas ainda para disfarçar manchas dentárias e pequenas descolorações.
As lentes de contato são estruturas de cerâmicas ultrafinas com apenas 0,2 mm de espessura que vão recobrir a superfície do dente, possibilitam um tratamento altamente estético e minimamente invasivo, com pouco desgaste ou em determinadas situações nenhum desgaste dentário. A cerâmica tem uma ótima estabilidade de cor, diferente da resina que com o tempo sofre alterações e pigmenta.
Realizada em torno de 2 a 3 sessões, as lentes de contato são confeccionadas em laboratório a partir de um modelo obtido em consultório pelo dentista. Elas devem ser “coladas” aos dentes com um cimento resinoso que apresente propriedades ótimas com relação à adesão ao esmalte e estabilidade de cor.
De acordo com a cirurgiã dentista, quando corretamente indicadas, as lentes de contato podem durar de 5 a 10 anos. “Com correta manutenção, e devidos cuidados, como escovar corretamente os dentes, sempre lembrando a importância da higiene bucal, a importância de uma correta escovação e uso do fio dental, para também prevenir o mau hálito e doenças bucais, como a gengivite”, concluiu.