Search
[adsforwp-group id="156022"]

Colégio São João Batista registra 80 anos de história em 2018

img_14850_foto_1.jpg

O edifício mais imponente de Camaquã, construído ao estilo das escolas e conventos norte-americanos – o Colégio São João Batista – em abril de 2018, irá completar 80 anos. Sua história tem início em fevereiro de 1938, com a chegada das Irmãs Franciscanas Bernardinas, vindas dos Estados Unidos. As freiras, atendendo ao convite do Pe. Luiz Walter Hanquet, comprometeram-se em construir uma escola no Município, e deram início a uma verdadeira revolução na área educacional contagiando toda a Região.

Coragem e fé moveram aquelas pioneiras, que enfrentaram uma longa e extenuante viagem de navio até o Brasil. Em Porto Alegre tiveram poucos meses para aprender o português, e logo em seguida viajando em um vapor e depois de diligência chegaram à pacata cidade de pouco mais de dois mil habitantes.

De imediato elas se instalaram em uma modesta casa situada na rua Sete de Setembro esquina com Marechal Floriano, e em 1 de abril de 1938, inauguraram um jardim de infância e um curso primário, registrados na Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, com o nome de São João Batista. Uma singela homenagem ao padroeiro da paróquia e do município de São João Batista de Camaquã, que casualmente naquele ano passaria a ser conhecido pela forma simplificada de Camaquã.

A necessidade de novos cursos em um espaço mais condizente levou as irmãs, com amplo aporte de recursos da comunidade camaquense, a adquirir a Chácara do Laranjal, e em 1941, inicia-se a construção daquele majestoso prédio, que viria a ser uma referência de ensino em todo o Brasil. Com a crise no setor educacional no país, o Colégio São João Batista, após 65 anos de serviços prestados, encerrou suas atividades em 22 de dezembro de 2003. Atualmente o prédio tornou-se um moderno espaço empresarial, onde a produção econômica, a cultura e a preservação da história caminham de mãos dadas.

Para marcar os 80 anos desta linda história, o Humanize Centro Empresarial, está organizando diversas atividades comemorativas, entre elas uma Missa de Ação de Graças, na primeira semana de abril. Os eventos prosseguem durante todo o ano, com a inauguração do Memorial São João Batista, exposição, sarau, rodas de conversa com ex-professores e ex-alunos, e ainda o lançamento de um catálogo histórico, encerrando em novembro com um jantar festivo.

Neste sentido a direção do Humanize Centro Empresarial, e a Criarte Marketing & Eventos, responsável pela edição do catálogo, solicitam aos camaquenses que tiverem fotografias e documentos, que entrem em contato pelos telefones 3671.1352 ou 99811.5067. O material será digitalizado e os originais devolvidos aos colaboradores, e aqueles que optarem pela doação ao acervo terão seus nomes registrados no Memorial. Com este gesto manteremos viva uma das mais significativas histórias na área da educação do Município, que é modelo para o estado e o país, inclusive com referências em nível internacional.