Search
[adsforwp-group id="156022"]

Coleta de assinaturas em defesa do Banrisul ocorre nesta sexta-feira em Camaquã

img_13522_foto_1.jpg

O deputado estadual Zé Nunes (PT) concedeu entrevista ao Programa Primeira Hora desta sexta-feira (17). O parlamentar convidou a comunidade a participar da coleta de assinatura que tem como objetivo iniciar um Projeto de Iniciativa Popular (PLIP) em defesa do Banrisul. A coleta ocorre na tarde de hoje na Esquina Democrática, na Praça Donário Lopes.

O parlamentar que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público da Assembleia Legislativa, tem como objetivo alcançar pelo menos 70 mil assinaturas. A campanha em torno do PLIP foi lançada no último sábado (11) pelo SindBancários e da Fetrafi-RS, durante assembleia nacional dos banrisulenses em Porto Alegre.

O projeto acrescenta dois parágrafos ao Artigo 22 da Constituição Estadual para garantir que o Estado seja proprietário de 51% de todas as ações, assim como há um artigo que garante a CEEE pública nos mesmos moldes em que o PLIP propõe.

Durante a entrevista, o parlamentar destacou a necessidade de resistir à liquidação das ações e ao desmonte da instituição, que é lucrativa, repassa dividendos para o Estado aplicar em políticas públicas, está presente em todo o território gaúcho e, em 97 municípios, é o único serviço bancário disponível. “Sartori falta com a verdade ao afirmar que o Estado permanecerá com o controle do banco, a venda vai reduzir a 25% a participação do Rio Grande do Sul no Banrisul”, avalia, acrescentando: “É um novo crime contra a economia gaúcha. O Banricompras será vendido e a dilapidação do Banrisul está em curso, seguindo o roteiro de redução das funções públicas do Estado conduzido pela agenda neoliberal comandada por Temer, Sartori e seus aliados”.

Zé Nunes salienta a importância da adesão dos deputados, vereadores, prefeitos e representantes de entidades ao esforço pela coleta das assinaturas, uma vez que o prazo para a apresentação da proposta se encerra em cerca de duas semanas. Isto porque a venda de ações foi deflagrada na segunda-feira (13) a partir da divulgação do balanço trimestral do Banrisul. O processo deve ser concluído até o final deste ano.